one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem de divulgação da Expedição Zogue Zogue Rabo de Fogo

Imagem:

Compartilhar:

WWF-Brasil promove expedição para localizar o macaquinho Zogue Zogue Rabo de Fogo

Criado em 09/11/13 12h45 e atualizado em 09/11/13 12h52
Por Jorge Eduardo Dantas Fonte:WWF Brasil

O WWF-Brasil  promove a partir da próxima semana a Expedição Zogue Zogue Rabo de Fogo. Durante 16 dias, pesquisadores vão percorrer trechos dos estados do Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Pará como objetivo de colher informações sobre o "Zogue Zogue Rabo de Fogo", um pequeno primata, do gênero Callicebus sp., registrado pela primeira vez em 2010.
 
Os expedicionários vão a campo buscar informações que possam complementar a descrição científica do primata – mais especificamente, sua área de abrangência e limites, seu habitat, nível e tipo de ameaças e quais são suas espécies associadas. Também é objetivo da Expedição, após a incursão em campo, propor recomendações de conservação para que se possa manter a existência da espécie.

Leia mais notícias no Portal EBC

O pesquisador Júlio César Dalponte é o mastozoólogo (especialista em mamíferos) responsável pelo trabalho. Ele contou que esta expedição é muito importante para garantir, no curto prazo, a conservação deste pequeno animal.
 
“Buscamos hoje é saber a localização geográfica precisa deste Zogue Zogue. Com esta informação, poderemos definir os limites mais exatos de onde ele ocorre e assim permitir que os tomadores de decisão possam criar políticas públicas que ajudem na conservação do macaquinho”, explicou.
 
Júlio disse ainda que, geralmente, as espécies de primatas ocorrem juntas nas florestas brasileiras. Por isso, saber mais sobre o Zogue Zogue Rabo de Fogo vai permitir, indiretamente, a obtenção de mais informações sobre os primatas da Amazônia Meridional. “Esta área entre os estados do Amazonas, Mato Grosso e Rondônia é muito pouco estudada e, consequentemente, também é pouco conhecida. Por isso, quanto mais soubermos sobre a fauna desta região, mais condições teremos de promover a conservação de sua biodiversidade”, afirmou Dalponte.

O Zogue Zogue Rabo de Fogo foi registrado pela primeira vez em 2010, durante a Expedição Científica Guariba-Roosevelt, promovida pelo WWF-Brasil, Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema) e Mapsmut ao noroeste do Mato Grosso.  

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário