one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Diferença após o aquecimento global

Imagem:

Compartilhar:

Dia da Terra: Nasa mostra imagens do impacto do aquecimento global

Criado em 22/04/15 17h05 e atualizado em 22/04/15 17h35
Por RFI

O Dia Mundial da Terra é celebrado em todo o mundo nesta quarta-feira (22), pela 45ª vez. A data foi batizada nos anos 1970 nos Estados Unidos “para lembrar que cada um deve agir” para cuidar melhor do planeta, como destacou a ONU. Para marcar a ocasião, a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) publicou imagens que ilustram as mudanças climáticas e alterações no meio ambiente provocadas pelo homem.

As centenas de fotos, divulgadas no site da agência, exibem o antes e o depois em diversas regiões. É possível constatar as modificações na paisagem ao longo de alguns séculos ou de não mais do que alguns dias. Nem todas são resultado das mudanças climáticas – há, por exemplo, imagens da diminuição da poluição atmosférica nos Estados Unidos ou dos efeitos da urbanização. Veja algumas das fotos:

Em Londres, o grupo de especialistas sobre o clima Liga para a Terra exortou os dirigentes do mundo inteiro a assumirem compromissos contra o aquecimento global. Em uma declaração, o grupo ressalta que “2015 é um ano crítico para a humanidade”.

Durante a 21ª Conferência do Clima (COP 21), que acontecerá em Paris em dezembro, os líderes mundiais deverão chegar a um compromisso internacional para diminuir o impacto da degradação do meio ambiente. O objetivo é a assinatura de um acordo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, para limitar o aquecimento do planeta em 2°C em relação à era pré-industrial.

“A nossa civilização jamais conheceu ameaças tão graves do que as ligadas às mudanças climáticas, à erosão da biodiversidade e ao esgotamento dos recursos naturais”, afirma o texto, apresentado pelo presidente da Liga, Johan Rockstrom, e Brian Hoskins, diretor do Instituto Grantham sobre as Mudanças Climáticas, do Imperial College London.

“Nossos estudos mostram que podemos chegar a uma melhora significativa da qualidade de vida, com um custo modesto”, observou o economista americano Jeffrey Sachs, que está entre os que assinaram a declaração.

Segundo as projeções dos especialistas, há 10% de chances de que a temperatura mundial aumente 6°C até 2100, se as emissões de CO2 não diminuírem. A Liga da Terra tem a ambiciosa missão de promover uma “descarbonização massiva” para chegar a um nível de “emissão zero em 2050”.

*com informações da RFI

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário