one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plenário da Câmara dos Deputados

Imagem:

Compartilhar:

Senado e Câmara aprovam urgência para votação dos vetos ao projeto dos royalties

Criado em 12/12/12 17h19 e atualizado em 12/12/12 17h30
Por Sueli de Freitas Fonte:Portal EBC

Plenário da Câmara Federal
Plenário da Câmara dos Deputados (Luis Macedo/Ag.Câmara)

O Senado acaba de aprovar o requerimento de urgência para análise dos vetos presidenciais à lei que redistribui os recursos dos royalties do petróleo. Foram 60 votos a favor e 7 contrários. A Câmara já havia aprovado mais cedo o requerimento, com 348 votos favoráveis, 84 contrários e uma abstenção. O veto da presidente Dilma Rousseff deve ser analisado em sessão do Congresso na próxima semana, passando à frente de outros três mil vetos presidenciais.

A votação do requerimento em sessão conjunta da Câmara e do Senado foi marcada por muita confusão e bate-boca em plenário. As bancadas dos estados produtores de petróleo, como Rio de Janeiro e do Espírito Santo, apresentaram questões de ordem apontando desrespeito ao Regimento Interno do Congresso e à Constituição. Por outro lado, os estados que serão beneficiados com a redistribuição defenderam o requerimento de urgência apresentado pela maioria dos líderes da Câmara e do Senado logo após a divulgação do veto presidencial.

O texto original do PLS 448/2011 muda os critérios para distribuição dos royalties do petróleo, que passarão a obedecer as regras do Fundo de Participação dos Estados (FPE), inclusive para os contratos já em vigor. Com o veto parcial, o projeto foi transformado na Lei 12.734/2012, com mudanças válidas apenas para contratos futuros. É o que as bancadas de estados não produtores de petróleo querem derrubar.

Com informações da Agência Senado e Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário