one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Congresso Nacional, em Brasília (DF)

Imagem:

Compartilhar:

Votação de Lei Orçamentária de 2013 deve ser definida até o fim do dia, diz Jucá

Criado em 26/12/12 11h53 e atualizado em 26/12/12 12h10
Por Marcos Chagas Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Congresso Nacional
Congresso Nacional, em Brasília (DF) (Severino/Creative Commons )

Brasília - O relator-geral do Projeto de Lei de Orçamento da União para 2013, Romero Jucá (PMDB-RR), deve ter até o final da tarde de hoje (26) um posicionamento do governo e da maior parte dos líderes sobre um acordo para votação da matéria até o dia 31. Para essa votação, a Comissão Representativa do Congresso, já instalada, teria que se autoconvocar.

Desde a semana passada, líderes governistas e da oposição travam um intenso debate sobre a competência da comissão para votar a Lei Orçamentária. Segundo Jucá, existem tanto pareceres técnicos favoráveis quanto contrários à tese de que a Comissão Representativa do Congresso poderia votar a matéria.

A comissão é composta por nove deputados e nove senadores. Os parlamentares permanecem de plantão e se autoconvocam em casos de “riscos iminentes” ao país.

Para não esperar pela aprovação do Orçamento de 2013, a presidenta Dilma Rousseff assinou decreto reajustando o valor do salário mínimo de R$ 622 para R$ 678 a partir de 1º de janeiro.

Na semana passada, o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), disse que o partido não aceitará a votação do projeto de lei pela comissão.

Já o PPS pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar anular qualquer sessão dos integrantes da comissão para votar o projeto de lei do orçamento. O líder do partido na Câmara, Rubens Bueno (PR), qualificou de “leviandade” a tentativa da base aliada de interpretar a expressão "exercer outras atribuições de caráter urgente", previsto na Resolução nº 3 do Congresso de 1990, como forma de votar a lei orçamentária.

O Artigo 7º da resolução estabelece as competências da Comissão Representativa. O Inciso 11 prevê que cabe ao colegiado “exercer outras atribuições de caráter urgente, que não possam aguardar o início do período legislativo seguinte sem prejuízo para o país ou suas instituições”.

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário