one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Congresso Nacional, sede do Poder Legislativo

Imagem:

Compartilhar:

Mesa da Câmara decide sobre desmembramento de comissões e situação da corregedoria

Criado em 25/02/13 09h34 e atualizado em 25/02/13 09h50
Por Iolando Lourenço Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Congresso Nacional
Mesa da Câmara decide sobre desmembramento de comissões e situação da corregedoria (© Werner Zotz/ Embratur )

Brasília - O desmembramento das comissões de Turismo e Desporto e de Seguridade Social e Família em quatro novos colegiados – elevando de 20 para 22 comissões técnicas na Câmara – é um dos principais assuntos da reunião da Mesa Diretora da Casa amanhã (26). A decisão do desmembramento das duas comissões foi decidido pelos líderes partidários na semana passada em reunião com o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), mas depende de aprovação da Mesa e depois do plenário da Casa.

No entanto, a divisão das duas comissões vem enfrentando resistência de alguns partidos, mas conta com o apoio das duas maiores legendas: PT e PMDB. Com o aumento no número de comissões, o PT que atualmente preside três comissões passará a comandar quatro; o PMDB continua com três presidências, mas ganha uma posição na ordem de preferência, ou seja, passa a ter direito à segunda e à quarta escolha.

PSDB e PSD que têm direito à quarta e quinta escolha, respectivamente, com 20 comissões. Se houver o desmembramento, as duas siglas caem uma posição na ordem de escolha, ficando com a quinta e sexta posição. Atualmente, o DEM preside duas comissões, mas com a criação do PSD, o partido irá presidir um único colegiado, mesmo com o aumento de 20 para 22 comissões técnicas. O PR, que tem duas presidências, poderá ficar com uma, se não houver o desmembramento. Se ele ocorrer, o partido terá irá liderar dois colegiados.

Se for mantido o número de 20 comissões, o PT e o PMDB vão comandar três comissões cada; PSDB, PSD e PP duas cada; PR, DEM, PSB, PDT, PTB, bloco PV/PPS, PSC e PCdoB, uma cada. No caso do aumento para 22 comissões, a distribuição será a seguinte: PT quatro, PMDB três,  PSDB, PSD, PP e PR duas cada; DEM, PSB, PDT, PTB, bloco PV/PPS, PSC e PCdoB uma cada. A escolha das presidências das comissões pelos partidos está marcada para quarta-feira (27), e a eleição para as presidências dos colegiados para os dias 5 e 6 de março.

Outro assunto que deverá ser decidido na reunião da Mesa Diretora é a transformação da Corregedoria da Câmara em órgão autônomo ligado à presidência da Casa. Cabe à corregedoria promover investigação e apreciar denúncias sobre parlamentares, fazer as sindicâncias e recomendar à Mesa da Casa a abertura de processo de cassação de mandato de deputados ou o arquivamento de representações.

Até o final do mês de janeiro, o órgão era ligado à segunda vice-presidência da Câmara, mas o então presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), assinou um ato transferindo a corregedoria para a terceira secretaria. Esse documento precisa ser referendado pela atual Mesa da Casa até que se promova a alteração regimental para que a corregedoria seja transformada em órgão autônomo, a exemplo do que é a Procuradoria e a Ouvidoria Parlamentar.

Os líderes partidários da Câmara se reúnem, também nesta terça-feira, com o presidente da Casa para definir a pauta de votações da semana.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário