one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sessão do Senado

Imagem:

Compartilhar:

Presidências de comissões serão definidas depois do carnaval

Criado em 06/02/13 13h47 e atualizado em 06/02/13 14h04
Por Marcos Chagas Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Senado
CCJ e a CAE são consideradas as comissões mais importantes. (Waldemir Barreto/Agência Senado)

Brasília – As 11 comissões permanentes só terão os nomes dos presidentes e vice-presidentes definidos na semana posterior à do carnaval. O calendário já está fechado pelos líderes partidários, que na próxima semana, logo após a quarta-feira de cinzas, retomam as discussões sobre quais as presidências de comissão que vão caber a cada partido.

Geralmente, a regra da proporcionalidade partidária – número de parlamentares de cada bancada – é a que prevalece na composição das comissões e na ordem de escolha para distribuição das presidências. Estão praticamente definidas duas: a de Constituição e Justiça (CCJ) para o PMDB, e a de Assuntos Econômicos (CAE) para o PT.

A CCJ e a CAE são consideradas as mais importantes. A de Constituição e Justiça é responsável pela análise da constitucionalidade das matérias e seus representantes sabatinam indicados pela presidenta Dilma Rousseff para os tribunais superiores, entre outros.

Já na CAE, são deliberadas propostas de lei que tratam, por exemplo, de reforma tributária, e seus membros são responsáveis pela aprovação dos nomes indicados para diretoria do Banco Central.

O senador Vital do Rêgo disse que o mais provável é que a votação dos nomes que ocuparão os cargos de direção das comissões ocorra no dia 19 ou no dia 20. Segundo ele, os líderes partidários necessitam de tempo para negociar.

O Democratas (DEM) está fora da direção das comissões permanentes. O líder José Agripino (RN) explicou que o partido trocou com o PSB uma suplência na Mesa Diretora para o senador Jayme Campos (MT) por uma comissão a que teria direito pelo tamanho de sua bancada, que tem quatro senadores.

Ontem (5), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), teve uma conversa rápida sobre o assunto com os senadores Alfredo Nascimento (AM), do PR, e Gim Argello (DF), do PTB.  “É natural que as comissões sigam o princípio da proporcionalidade, mas a decisão não é da Mesa, é uma decisão coletiva”, disse hoje (6) o senador.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário