one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Congresso Nacional

Imagem:

Compartilhar:

Diretores de agências terão de prestar contas ao Senado

Criado em 07/03/13 18h26 e atualizado em 07/03/13 18h50
Por Mariana Jungmann Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Brasília - Senadores aprovaram hoje (7) projeto de resolução para obrigar os diretores de agências reguladoras a comparecerem anualmente ao Senado para prestar contas sobre a gestão dos órgãos. Pelo menos uma vez por ano os diretores-gerais ou presidentes das agências terão que participar de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos.

A prestação de contas será feita pessoalmente e não apenas por documentos. Duas emendas de plenário foram aprovadas durante a votação para incluir a obrigatoriedade da presença dos ministros da Justiça, da Defesa e de Relações Exteriores.

O Senado é responsável pela aprovação dos nomes indicados pelo presidente da República para as diretorias de agências reguladoras e outros órgãos executivos. Com a resolução, os senadores pretendem fiscalizar os trabalhos das pessoas que aprovaram para os cargos e que, posteriormente, podem ter os nomes indicados para recondução.

“A vinda regular dos dirigentes permitirá importante diálogo institucional entre as agências e o Senado e vai conferir maior transparência na tomada de decisões pelas agências reguladoras”, explicou o relator da matéria, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece a obrigatoriedade de o presidente do Banco Central comparecer ao Senado, todos os anos, para prestar contas. Ele trata da política monetária para dar aos senadores informações para melhor avaliação dos projetos sobre a economia. Com a resolução aprovada hoje, os senadores pretendem que diretores das agências reguladoras e os três ministros façam o mesmo.

Como se trata de projeto de resolução, a matéria não precisa passar pela apreciação da Câmara dos Deputados, nem de sanção presidencial. O texto seguirá para promulgação e será publicado no Diário do Senado.

Edição Beto Coura

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário