one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Senadora pede informações sobre suposto passivo previdenciário de sindicato patronal

Criado em 06/03/13 20h41 e atualizado em 06/03/13 20h56
Por Mariana Jungmann Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Brasília - A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) apresentou hoje (6) requerimento para que o Ministério da Fazenda preste informações sobre a situação dos Órgãos Gestores de Mão de Obra (Ogmo) com a Receita Federal. Os Ogmo são entidades organizadas e administradas pelo sindicato patronal dos operadores portuários e que organizam a distribuição de trabalhadores avulsos nos portos do país.

A senadora disse que tem informação de que os 29 Ogmos de todo o país teriam, juntos, um passivo previdenciário de R$ 120 milhões referentes a benefícios dos trabalhadores que não foram recolhidos nos últimos anos. A suspeita é que existam também outras dívidas com a Receita e, por isso, o requerimento solicita que o ministério dê informações sobre o recolhimento do Imposto de Renda retido na fonte.

“Já que estão falando em garantir direitos, esse é um direito fundamental do trabalhador, a aposentadoria deles”, disse Kátia Abreu, se referindo à resistência que os sindicatos de portuários têm à medida provisória que altera o marco regulatório dos portos. A MP abre mais espaço para a abertura de portos privados, que poderão contratar os trabalhadores diretamente pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e não pelos Ogmo. As entidades classistas são contra o modelo e querem obrigar os portos privados a também utilizarem os trabalhadores avulsos dos Ogmos.

A senadora acredita que, se a suspeita de apropriação indébita sobre os direitos dos trabalhadores se confirmar, será a demonstração de que o sistema de contratação pelos órgãos gestores de mão de obra promove a precarização do trabalho. Kátia Abreu é contra o sistema e acredita que seria um retrocesso obrigar os novos portos privados a utilizá-lo. “Transferir os Ogmo para porto novo é fora de questão aqui. Isso seria nivelar por baixo. O mais importante é garantir a contratação pela CLT, que rege todos os direitos dos trabalhadores”, disse.

Hoje, a comissão especial mista que analisa a MP dos Portos teve nova audiência pública com as entidades de defesa dos trabalhadores. Foram ouvidos representantes da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Agenciamento Marítimo, Aquaviário e Operadores Portuários; do Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro; e da Intersindical da Orla Portuária do Espírito Santo. Eles voltaram a criticar a MP por considerarem que a contratação direta dos trabalhadores pela CLT nos novos portos irá gerar redução salarial e diminuição do pagamento de benefícios.

Mais cedo os sindicalistas voltaram a alertar para uma paralisação geral de 24 horas no dia 19 de abril, caso as reivindicações de mudanças no texto da MP não sejam atendidas. O anúncio irritou o líder do governo no Senado e relator da medida provisória, senador Eduardo Braga (PMDB-AM). Ele disse que há um acordo com os trabalhadores que eles serão ouvidos e o assunto será negociado até o dia 15 de março. “Se está na mesa de negociação até o dia 15, como anunciar que tem uma paralisação marcada para o dia 19?”

Os trabalhadores foram recebidos hoje pelo governo e pelos presidentes da Câmara e do Senado. O requerimento da senadora Kátia Abreu ainda precisa ser votado e aprovado pelo plenário do Senado.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário