one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A trabalhadora doméstica, Ana Vaz Cardoso.

Imagem:

Compartilhar:

Ministro diz que Supersimples para domésticos deve ser aprovado com urgência

Criado em 10/04/13 12h53 e atualizado em 10/04/13 13h26
Por Carolina Sarres* Edição:Tereza Barbosa Fonte: Agência Brasil

Brasília – O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, disse hoje (10) que a proposta de um Supersimples, para os empregados domésticos, com a unificação dos boletos para pagamento dos tributos dos empregadores, deve ser aprovada “com urgência”.

Segundo ele, ainda não há um prazo fixado para a normatização da medida, mas a comissão mista formada no Congresso para discutir a questão, liderada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), informou que a proposta do Supersimples deve ser finalizada entre 30 e 40 dias. O governo tem 90 dias para definir a regulamentação dos direitos trabalhistas introduzidos pela Emenda nº 72, em vigor desde o dia 3 de abril.

De acordo com Manoel Dias, a isenção do pagamento de multa de 40% sobre o montante do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o trabalhador demitido sem justa causa, no caso dos empregados domésticos, ainda não foi discutida em detalhes entre as partes envolvidas no processo de normatização.

O ministro ainda reiterou que não acredita no aumento de demissões em decorrência da aprovação da emenda. “Acho que [a emenda] é uma lei das mais fáceis de serem aplicadas. É diferente porque trata de relações pessoais, a empregada doméstica convive com a família. O importante disso tudo é o resgate histórico de uma categoria que sofria com os resquícios da escravatura e não tinha direitos ou perspectiva de garantir o futuro”.

*Colaborou Ivan Richard

Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário