one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro Marcelo Crivella

Imagem:

Compartilhar:

Planos buscam aumentar produção e combater a pesca ilegal do pescado

Criado em 19/04/13 10h29 e atualizado em 19/04/13 11h34
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

Marcelo Crivella
Marcelo Crivella ressalta o enorme potencial do Brasil na aquicultura (Elza Fiúza/ABr)

No país que possui a maior extensão de água doce do planeta, com volume duas vez maior que o segundo colocado, a Rússia, a aquicultura tem um enorme potencial. De acordo com o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, o forte desempenho do Brasil na produção de frango e gado, inclusive para exportação, acabou deixando a produção de pescados para segundo plano. “Estamos atrasados em relação aos nossos vizinhos e muito atrás do nosso potencial”, alerta.

Segundo o ministro, a presidenta Dilma Roussef tem trabalhado na reforma aquária e expandido as possibilidades de produção do pescado brasileiro. “O lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura e a desoneração do setor, incluindo o peixe na cesta básica, estão sendo passos importantes e definitivos”, afirma. O Plano destina R$ 4,1 bilhões em crédito e investimentos para o setor e permite que a produção nacional de pescado atinja 2 milhões de toneladas até 2014.

Apesar de o governo federal estar implantando a reforma aquária nas águas da União, Crivella esclarece que os governos de estado devem ficar atentos a iniciativas em suas águas. “Geraldo Alckmin, por exemplo, liberou a produção, sem licença, de peixe e camarão em uma área de até 5 hectares”, ressalta.

Sobre o Plano Nacional de Combate à Pesca Ilegal de Arrasto, o ministro assegura que muitas medidas já estão em andamento. “Temos tecnologia de margeamento, satélites que vigiam toda superfície da terra dia e noite, 28 lanchas da Marinha e os nossos 150 mil barcos – que irão ajudar nessa fiscalização”, enumera. Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, a Marinha do Brasil, o Ministério da Justiça e a Polícia Federal, a ação busca combater a ilegalidade e a informalidade no setor pesqueiro brasileiro.

Confira, abaixo, entrevista com o ministro:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário