one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ex-ministro das Comunicações, jornalista Franklin Martins participou do terceiro dia do Conexões Globais em Porto Alegre

Imagem:

Compartilhar:

"Regulamentação das comunicações deve ter a liderança do governo", afirma Franklin Martins

Criado em 25/05/13 22h17 e atualizado em 25/05/13 22h42
Por Leandro Melito - Correspondente do Portal EBC

Porto Alegre - Em coletiva de imprensa durante o Conexões Globais em Porto Alegre, Franklin Martins, ministro das Comunicações durante o governo Lula, afirmou que a regulamentação dos meios de comunicação no país deve ser liderada pelo governo federal. "A gente precisa da liderança do governo, trata-se de uma concessão pública. Todos serviços que são explorados em serviço de concessão pública tem marco regulatório, menos a radiodifusão, porque ela se recusa a discutir e acusa qualquer tentativa séria nesse sentido de atentado à liberdade de imprensa".

Esta semana, o governo do Uruguai encaminhou ao Congresso um projeto que regulamenta a comunicação audiovisual no país, com artigos inspirados na Lei de Meios da Argentina. Como ministro, Martins deixou praticamente pronto para ser encaminhado ao Congresso um anteprojeto de lei para criar o novo marco regulatório do setor.

"O governo Lula deixou uma contribuição, não estava um projeto pronto mas tinha 95% das questões equacionadas". Nós estamos entrando na sociedade da informação e do conhecimento, se não houver regulação vamos ficar patinando".

O ex-ministro considera que a demora no Brasil em se criar uma legislação para o setor se deve a uma característica do país. "Nós demoramos a formar maioria, mas quando conseguimos formar maioria, nós não voltamos atrás com facilidade também. Assista o vídeo.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O projeto foi elaborado com base nas propostas elaboradas durante a I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) realizada em 2009 com a participação da sociedade civil e uma parcela dos empresários do setor. Foram cerca de 700 propostas que serviram de base para que ogoverno se debruçasse sobre a questão. Franklin considera que além da contribuição ao anteprojeto, a Confecom "mostrou a numerosos setores da sociedade civil, do governo e dos empresários que é possível se travar uma discussão séria sobre o assunto"

e considera que a melhor maneira de encaminhar essa questão ainda hoje é por meio de um debate público."Nós temos a possibilidade hoje em dia de fazer uma nova pactuação, um debate público, aberto, transparente, onde todo mundo participe e que no final seja decidido no Congresso".

Marco Civil da Internet

Outra normativa que terá influência sobre a comunicação,  o Marco Civil da Internet, considerado  por ativistas da Web como pauta fundamental a ser aprovada antes das próximas eleições presidenciais está em tramitação no Congresso Nacional. O ex-ministro das Comunicações considera que, independente de sua aprovação, o país não corre o risco de retrocesso nessa área. Assista ao vídeo.

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário