one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O texto dispõe sobre a atividade de mineração, cria o Conselho Nacional de Política Mineral e a Agência Nacional de Mineração

Imagem:

Compartilhar:

Câmara recebe projeto de lei que cria marco regulatório da mineração

Criado em 19/06/13 19h54 e atualizado em 19/06/13 20h11
Por Iolando Lourenço Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Minério, mineração
O texto dispõe sobre a atividade de mineração, cria o Conselho Nacional de Política Mineral e a Agência Nacional de Mineração (Governo da Bahia/ Creative Commons )

Brasília - O projeto de lei que cria o novo marco regulatório para o setor de mineração, anunciado ontem (18) pelo governo, chegou hoje (19) à Câmara dos Deputados. O texto dispõe sobre a atividade de mineração, cria o Conselho Nacional de Política Mineral e a Agência Nacional de Mineração.

Como o projeto está com pedido de urgência constitucional, a Câmara terá até 45 dias, a partir de hoje, para análise e votação da proposta. Se isso não ocorrer, o projeto passará a trancar a pauta, impedindo a votação de outras proposições em plenário. A urgência constitucional também vale para o Senado, que a partir da votação na Câmara terá também 45 dias para votar a proposta. Depois disso, ela passará a trancar a pauta caso não seja votada.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, vinha prometendo encaminhar a proposta para apreciação do Parlamento há mais de dois anos. Na justificativa do texto, Lobão diz que “as alterações institucionais e regulatórias, ora propostas, resultam de amplas discussões que contaram com contribuições de diversos segmentos da sociedade, das entidades representativas do setor mineral e de entes federados”.

Ainda de acordo com a justificativa, as mudanças sugeridas são “indispensáveis para o desenvolvimento contínuo, estável e sustentável dos investimentos e da produção desse importante segmento da nossa economia, que responde por aproximadamente 4% do Produto Interno Bruto (PIB). A participação pode ser ainda maior proporcionando impactos sociais e econômicos para as gerações atuais e futuras, dado o enorme potencial mineral do Brasil pelo seu tamanho e geodiversidade”.

Caberá agora à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara analisar o encaminhamento a ser dado ao projeto. Amanhã (20), será feita a análise para verificar por quais comissões técnicas o projeto deverá tramitar. Pelas normas regimentais, se a matéria tiver que ser apreciada por mais de três comissões técnicas, caberá ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), criar uma única comissão especial que será encarregada de toda a apreciação da proposta, antes dela ser levada à votação no plenário da Casa.

 

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário