one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - A presidenta Dilma Rousseff se reúne com governadores e prefeitos. Ela propôs a convocação de um plebiscito que autorize Constituinte para fazer a reforma política

Imagem:

Compartilhar:

Em provável encontro com Dilma, partidos de oposição não querem falar apenas sobre reforma política

Criado em 27/06/13 13h00 e atualizado em 27/06/13 13h08
Por Ivan Richard Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Presidenta Dilma se reúne com governadores e prefeitos
Em provável encontro com Dilma, partidos de oposição não querem falar apenas sobre reforma política (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Brasília - Os partidos de oposição definiram hoje (27) que em um provável encontro com a presidenta Dilma Rousseff não vão limitar o debate à reforma política. Até o momento, porém, os líderes oposicionistas ainda não receberam convite formal da presidenta.

Leia também:

Entenda a diferença entre plebiscito e referendo

Entenda o que é uma Constituinte

Entenda os principais pontos da Reforma Política

Hoje, a presidenta Dilma Rousseff se reúne com presidente e líderes de partidos da base aliada para tratar das manifestações que ocorrem em todo o país.

Para os líderes dos partidos oposicionistas, o tema da reforma política não é a prioridades dos movimentos populares. Segundo eles, a ideia de realização um plebiscito está sendo usado como “cortina de fumaça” para desviar o foco do que precisa ser mudado.

“Havendo o convite, ele será aceito, evidentemente, mas vamos discutir com nossos partidos qual é a mensagem que vamos levar porque a nossa proposta é diferente da dela [Dilma Rousseff]”, disse o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP). “Não está na pauta, efetivamente, como tópico, a reforma política. Temos outros assuntos para tratar como a melhoria da saúde, da educação, do transporte e o combate à corrupção”, acrescentou o tucano.

Para o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), se o governo realmente tivesse como prioridade a reforma política, ele poderia reunir a sua base no Congresso para aprovar mudanças.

“O Congresso está funcionando, temos uma normalidade democrática e, dentro dela, o Senado e a Câmara podem decidir [sobre a reforma política] a qualquer momento. O plebiscito é apenas um discurso para desviar a atenção para os graves problemas do país: questões econômicas, como inflação, desemprego subindo e a corrupção que o governo não toca em nenhum momento”, disse Bueno.

De acordo com o líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), se realmente houver o convite da presidenta para o diálogo com as oposições, os partidos definirão uma pauta conjunta para, em seguida, propor uma data para o encontro.

“Vamos elaborar a nossa pauta e iremos ao encontro da presidente na data que for definida pelos nossos presidentes dos partidos. Teremos uma pauta conjunta das oposições articuladas, uma pauta que o governo não quer assumir”, pontuou Caiado.

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário