one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Oposição não terá ganho político com julgamento do mensalão, diz Gilberto Carvalho

Imagem:

Compartilhar:

Gilberto Carvalho nega divergência entre ministros sobre projeto que trata de violência sexual

Criado em 31/07/13 13h50 e atualizado em 31/07/13 14h15
Por Ivan Richard Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Brasília – O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, negou hoje (31) que haja divergência entre ministros sobre a sanção ou eventuais vetos ao Projeto de Lei 03/2013, que obriga os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) a prestar atendimento emergencial e multidisciplinar às vítimas de violência sexual.

Entenda o PL 03/2013, que trata do atendimento a mulheres vítimas de violência sexual na rede hospitalar

Dilma decide até amanhã sobre projeto que trata de violência sexual

“Essa notícia, infelizmente, é sem fundamento. Esse é um assunto de competência da presidenta. Não há divergência entre os ministros. Estamos trabalhando muito, com muito cuidado, com muita sensibilidade e, como sempre, ouvindo a sociedade. Mas a competência é da presidenta”, disse Carvalho. Aprovado pelo Congresso no início do mês, o projeto tem que ser sancionado ou vetado, integral ou parcialmente, até amanhã (1º) pela presidenta Dilma Rousseff.

A proposta é polêmica porque, entre outros pontos, prevê a “profilaxia de gravidez” (com a distribuição da pílula do dia seguinte), que é vista por organizações religiosas como uma brecha para estimular o aborto. Já movimentos feministas argumentam que o aborto em caso de violência sexual já é autorizado por norma técnica e por um decreto presidencial.

Pelo projeto, todos os hospitais da rede, tanto públicos quanto privados conveniados, deverão oferecer atendimento "emergencial, integral e multidisciplinar" às vítimas de violência sexual. O projeto considera violência sexual como "qualquer forma de atividade sexual não consentida".

Entre os atendimentos a serem oferecidos no SUS estão o diagnóstico e tratamento das lesões, apoio psicológico, profilaxia da gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis, além de informações sobre serviços sanitários disponíveis.

O texto também prevê a colaboração nos procedimentos policiais e investigativos a partir da coleta de material para possível identificação do agressor por meio de exame do código genético (DNA) feito pelo órgão de medicina legal.

Desde 1999, o Ministério da Saúde possui uma norma técnica que orienta a "prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência sexual contra mulheres e adolescentes" no SUS.

Em documento apresentado ao governo, entidades como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Federação Espírita Brasileira e o Fórum Evangélico Nacional de Ação Social pediram o veto parcial do projeto, com exclusão dos trechos que tratam da “profilaxia da gravidez” e do “fornecimento de informações às vítimas dos direitos legais e de todos os serviços sanitários disponíveis”.

Para o Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), o projeto não extrapola a legislação em vigor atualmente, nem altera a norma do Ministério da Saúde em vigora há 14 anos. Por isso, eventuais vetos, na visão das entidades feministas, seriam um “retrocesso”.

Edição: Denise Griesinger
 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário