one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Senado Federal em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Orçamento impositivo: Senado aguarda sinal do Executivo

Criado em 13/08/13 12h19 e atualizado em 13/08/13 18h56
Por Carolina Gonçalves Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Brasília - Enquanto na Câmara dos Deputados os parlamentares ainda buscam consenso para votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento Impositivo, no Senado, para onde a matéria segue depois de aprovada pelos deputados, a expectativa é por um sinal do Planalto. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse, há pouco, que o ideal é que exista um acordo entre o Executivo e o Legislativo antes de a proposta ser analisada na Casa.

“Acho que estamos perto dele [acordo]. Se houver acordo será melhor, porque você supera a possibilidade da judicialização”, explicou. Segundo Renan, a matéria vai seguir a tramitação normal e todos os prazos serão respeitados.

Leia também:

Brasil registra mais de dois acidentes por dia com rede elétrica

Governo paulista diz ter conseguido acesso a documentos do Cade

Prestes a deixar cargo, Gurgel pede união do Ministério Público

A expectativa é que a análise da PEC na Câmara ocorra hoje (13). A votação, marcada para a semana passada, foi adiada pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que preferiu esperar mais alguns dias para tentar um consenso.

Mesmo diante do otimismo do presidente do Senado, a falta de consenso entre parlamentares também persiste na relação entre os dois Poderes. O Executivo tem mantido um diálogo mais frequente com os parlamentares, mas com a finalidade de evitar a votação da proposta. Ontem (12), depois de mais uma reunião entre a base aliada e o governo, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, criticou a matéria. Segundo ela, qualquer “imposição causa preocupação”.

O Orçamento Impositivo, se aprovado, representará algumas mudanças no uso dos recursos públicos, como a obrigatoriedade da execução orçamentária das emendas individuais dos parlamentares. O tema é foco de preocupações do governo, que teme impactos sobre gastos prioritários, como os investimentos em programas sociais.

*Colaborou Luana Lourenço

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário