one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Senado Federal em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Senadores reagem a ação de colegas e prometem nota de repúdio

Criado em 13/08/13 15h02 e atualizado em 13/08/13 15h12
Por Karine Melo Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

imagem do prédio do senado federal
Senado Federal em Brasília (Fernando Stankuns/Creative Commons)

Brasília – Um grupo de 13 senadores de vários partidos reuniu-se, na manhã desta terça-feira (13), para traçar uma estratégia de reação a um fato que, segundo o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), “chocou muito uma parte dos integrantes do Senado”.  Ele se referia a uma votação secreta no plenário da Casa, na última quarta-feira (7), na qual a recondução de Wellington Cabral Saraiva ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi rejeitada por 38 votos a 21. Representante do Ministério no Público no CNJ, Saraiva precisava de pelo menos 41 votos para ser reconduzido ao posto.

“Derrubaram a indicação de um procurador para o Conselho Nacional de de Justiça pelo simples fato de ele [Saraiva] ser ligado ao [Roberto] Gurgel, procurador-geral da República , que está deixando o cargo e que tem denunciado, ao longo dos meses, vários parlamentares, deputados e senadores", disse o senador.

Para ele, essa rejeição pode ser entendida como uma vingança. "Ela não representa o pensamento do Senado e sim o pensamento de pessoas que estão sendo chamadas a prestar contas da sua conduta como parlamentares e a gente está se insubordinando contra isso”, acrescentou Jarbas.

Em menos de dois meses, esta foi a segunda indicação de Gurgel derrubada em plenário. Em julho, segundo os senadores, pelo mesmo motivo, foi rejeitado o nome do procurador Vladimir Barros Aras para o Conselho Nacional do Ministério Público (CMNP). Nesta tarde o grupo promete divulgar  de repúdio sobre o assunto.

Os senadores também se mostram insatisfeitos com a agenda positiva estabelecida pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Um dos pontos criticados pelo grupo foi a demora na apreciação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2013 que trata da perda automática de mandato condenados definitivamente pela Justiça por improbidade administrativa ou por crimes contra a administração pública.

“Não estamos interessados num crime e em abrir uma frente [parlamentar] contra Renan Calheiros. Discordamos de expedientes, de práticas, achamos que a agenda positiva precisa ser mais positiva, ter mais clareza, mais identificação com as ruas”, disse Jarbas.

Outro assunto discutido na reunião foi o processo de investigação no Conselho de Ética contra os senadores do Amapá, Randolfe Rodrigues (PSOL) e João Capiberibe (PSB). Randolfe disse que as denúncias são infundadas e os dois parlamentares estão sofrendo ameaças de colegas.

Os 13 senadores têm um jantar marcado para a semana que vem no qual continuarão discutindo a crise no Senado. Participaram da reunião senadores do PMDB, PSDB, PSB, DEM, PP, PSOL e PTB.

Edição: Nádia Franco

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário