one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A ex-senadora Marina Silva reuniu-se no último mês com ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Imagem:

Compartilhar:

Marina pede à presidenta do TSE concessão de registro para a Rede

Criado em 01/10/13 15h33 e atualizado em 01/10/13 15h51
Por André Richter Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Marina Silva
A ex-senadora Marina Silva reuniu-se no último mês com ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF). (Fabio Pozzebom/ Agência Brasil)

Brasília – A ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora Marina Silva pediu hoje (1º) à presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, que defenda a concessão do registro ao partido Rede Sustentabilidade. O pedido de registro do partido fundado por Marina deve ser julgado pelo tribunal nesta semana. Para participar das eleições do ano que vem, o partido tem que ser registrado até o dia 5 de outubro, um ano antes do primeiro turno.

Durante a audiência com a ministra, Marina reafirmou que o partido cumpriu todos os requisitos para obter o registro e que conseguiu o número mínimo de assinaturas de apoiadores. A ex-senadora assegurou que a legenda vai disputar as eleições do ano que vem. “Nós teremos o registro da Rede. Estou inteiramente confiante. Sinalizar com outro partido seria a denúncia da própria desconfiança. A minha confiança me faz olhar neste momento apenas para o Plano A, que é o plano viável.” 

Leia também: Marina reafirma ao TSE que 95 mil assinaturas foram anuladas sem justificativa

O Ministério Público Eleitoral (MPE) deve apresentar manifestação sobre o pedido de registro da Rede Sustentabilidade. Ontem (30), a ministra Laurita Vaz, do TSE, concedeu prazo de 24 horas para que o MPE se manifeste. A ministra recebeu relatório da Secretaria Judiciária do TSE sobre a recontagem das assinaturas de apoiadores do partido, mas o parecer não foi divulgado.

Na segunda-feira (26), Laurita Vaz determinou a recontagem das assinaturas entregues pela legenda. Ela atendeu ao pedido do vice-procurador eleitoral Eugênio Aragão. Na sexta-feira (20), em parecer enviado ao TSE, Aragão disse que a legenda de Marina Silva validou na Justiça Eleitoral apenas 102 mil assinaturas de apoiadores em todo o país.

Para obter registro, o partido precisa validar 483 mil assinaturas, o que corresponde a 0,5% dos votos registrados na última eleição para a Câmara dos Deputados. Segundo Marina Silva, o partido coletou 868 mil assinaturas e tem 550 mil validadas, número superior ao mínimo solicitado pela lei eleitoral.

De acordo com a ex-senadora, os números são divergentes porque, durante o processo de validação de assinaturas de apoiadores nos tribunais regionais eleitorais, os cartórios atrasaram os procedimentos e anularam 95 mil delas sem justificativa.

Na semana passada, Marina Silva esteve com outros ministros do TSE. Ainda hoje (1º), ela deve se encontrar com o ministro Gilmar Mendes.

Edição: Nádia Franco

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário