one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lei da Palmada proíbe castigos físicos em crianças e adolescentes

Imagem:

Compartilhar:

CCJ adia novamente redação final da “Lei da Palmada”

Criado em 28/11/13 08h39 e atualizado em 28/11/13 08h55
Por Agência Câmara Notícias

Redação final da Lei da Palmada é adiada novamente
Lei da Palmada proíbe castigos físicos em crianças e adolescentes (woodleywonderworks/ Creative Commons)

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) encerrou a sessão desta quarta-feira (27) logo depois de adiar novamente a aprovação da redação final do Projeto de Lei 7672/10, que cria a chamada "Lei da Palmada". A proposta enviada pelo Executivo estabelece o direito de crianças e adolescentes serem educados sem o uso de castigos físicos. O texto entrou na pauta da CCJ pela primeira vez em maio de 2012.

O texto foi aprovado no final de 2011 por uma comissão especial e prevê que pais que maltratarem os filhos sejam encaminhados a programa oficial de proteção à família e a cursos de orientação, tratamento psicológico ou psiquiátrico, além de receberem advertência. A criança que sofrer o castigo físico deverá ser encaminhada a tratamento especializado.

Leia mais: PGR dá parecer contra suspensão do Projeto de Lei da Palmada

Tramitação

Além de contrários ao mérito da proposta, alguns deputados afirmam que, por envolver direitos individuais, o projeto precisaria passar pelo Plenário da Câmara. No entanto, como tramita de forma conclusiva, caso seja aprovado na CCJ, o texto seguiria diretamente para o Senado.

Os deputados contrários ao texto vêm alegando falta de quórum suficiente  para a votação na CCJ. O mesmo argumento foi utilizado para encerrar a sessão de ontem.

O deputado Luiz Couto (PT-PB) afirmou que o PT passará a solicitar a votação da redação final da proposta da Lei da Palmada em todas as reuniões da CCJ.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário