one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Câmera de vídeo

Imagem:

Compartilhar:

Alves quer urgência na tramitação de aposentadoria especial para fotógrafos

Criado em 18/02/14 16h58 e atualizado em 18/02/14 17h45
Por Luciano Nascimento Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse hoje (18) que vai pedir aos líderes dos partidos a tramitação em regime de urgência do projeto que cria aposentadoria especial para fotógrafos e cinegrafistas.

Leia mais notícias no Portal EBC

"Este é o momento de cuidar da questão. Vou distribuir aos líderes o texto do projeto e pedir que analisem com suas bancadas e, se tudo der certo, na próxima terça-feira [25], pedir a urgência", informou Alves, que se reuniu nesta manhã com representantes de fotógrafos e cinegrafistas.

O projeto de lei  (PL 6.781/10) em questão, de autoria do deputado Marco Maia (PT-RS), cria condições especiais de trabalho e de aposentadoria para fotógrafos, repórteres cinematográficos, cinematografistas, auxiliares e outros trabalhadores contratados por empresas de comunicação que precisem se deslocar carregando equipamentos ou mantê-los sobre os ombros. Pela proposta, esses profissionais terão direito a aposentadoria após 30 anos de serviços prestados.

"Queremos, com essa iniciativa, alertar sobre a importância da categoria que, embora não apareça na tela da televisão e nas fotos dos jornais, é responsável pelas imagens e fotografias que são vistas pelas pessoas no Brasil e no mundo", destacou Marco Maia. Ele se disse convicto de que os líderes partidários aceitarão o pedido de urgência.

"Tenho certeza que o presidente Renan Calheiros [PMDB-RN] também dará o regime de urgência no Senado, e nós votaremos imediatamente lá também", disse o autor do projeto.

O texto de Maia estabelece ainda o pagamento de adicional no valor de 50% por hora ou fração superior a 15 minutos trabalhados e uma folga semanal a cada 14 dias, desde que tenham realizado nesse período pelo menos um trabalho externo.

"O que estamos pedindo a esta Casa é que se devolva à categoria de trabalhadores o que lhes é de direito. Pena que, só após esse momento de tristeza, a proposta tenha avançado",  ressaltou o coordenador do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal (SJDF), Wanderlei Pozzebon, referindo-se à morte do cinegrafista  da TV Bandeirantes Santiago Andrade. Atingido na cabeça por um rojão, quando registrava manifestação no dia 6 deste mês, no Rio de Janeiro, Santiago morreu quatro dias depois.

Editor: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário