one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidenta Dilma Rousseff durante coletiva de Imprensa - Nova Iorque - EUA. (Nova Iorque - EUA, 25/09/2013)

Imagem:

Compartilhar:

Dilma espera resposta do TCU para publicar edital de construção da Fico

Criado em 12/02/14 10h50 e atualizado em 12/02/14 11h35
Por Danilo Macedo Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Presidenta Dilma Rousseff durante coletiva de Imprensa - Nova Iorque - EUA. (Nova Iorque - EUA, 25/09/2013)
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste ligará o município de Campinorte (GO) a Lucas do Rio Verde (MT) e, posteriormente, chegará a Porto Velho (RO) (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (12) que o governo espera apenas a resposta do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as condições de investimento do projeto, que deve ser divulgada nesta quarta-feira (12), para publicar o edital de construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que ligará inicialmente o município de Campinorte (GO) a Lucas do Rio Verde (MT), e, posteriormente, o município mato-grossense a Porto Velho (RO).

Leia mais notícias no Portal EBC

“Assim q o TCU se pronunciar, vamos lançar o edital para a construção da Fico em parceria com o setor privado. É bom dizer que essa ferrovia terá mais de 880 quilômetros entre Lucas do Rio Verde e Campinorte. Ela vai conectar o estado [de Mato Grosso] à espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro, que é a Ferrovia Norte-Sul”, disse Dilma em entrevista a rádios locais de Mato Grosso, onde participou ontem da abertura da colheita de grãos 2013/2014.

Ela destacou que a ferrovia dará alternativa de escoamento aos produtores, que poderão optar tanto pelos portos do Norte e Nordeste quanto pelos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). Segundo Dilma, qualquer integração do Brasil com o Oceano Pacífico passará necessariamente pela ferrovia. “Porque é a partir daí que se interliga com o Acre e depois nós saímos pelo Peru. Então, a Fico é importantíssima. Ela mostra uma linha que cruza o Brasil não mais na direção Norte-Sul, mas agora na região do Oeste. Nós chegaremos ao Pacífico construindo esse restante de rodovia”, disse, acrescentando que a ferrovia ligará várias regiões produtoras a hidrovias como a do Rio Madeira, com baixos custos de transporte.

Durante a entrevista, Dilma ressaltou os números recordes da produção brasileira de grãos, estimada em 193,6 milhões de toneladas para esta safra, com destaque para o estado de Mato Grosso, responsável por mais de 30% desse volume. Ela disse que o governo está fazendo grandes investimentos em infraestrutura para reduzir o Custo Brasil. Entre eles, está a rodovia BR-163, o principal caminho para escoar a produção do estado.

Segundo Dilma, até o fim deste ano serão entregues cerca de 350 quilômetros de pavimentação da BR-163 e, até o meio de 2015, o restante que falta, de aproximadamente 120 quilômetros. “Quando nós lançamos o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], queríamos pavimentá-la toda, e faltavam 845 quilômetros. Agora está faltando um trecho pequeno e nós temos certeza de que vamos concluí-lo”.

A presidenta falou das concessões que levarão à ampliação e duplicação de estradas na região, com pedágios reduzidos. Ela informou que o governo pretende fazer, ainda este ano, a concessão do trecho da BR-163 que liga Sinop (MT) a ao Porto de Miritituba, no oeste do Pará. Dilma acrescentou que, pelos  novos modelos de contrato, o tempo de entrega das obras é até cinco ano, enquanto os anteriores davam até 15 anos. O pedágio só pode ser cobrado depois de 10% da obra concluída. “Nós trabalhamos para reduzir o Custo Brasil, que é também infraestrutura de qualidade, e garantir que essa infraestrutura custe o mínimo possível”.

Hoje, Dilma participa, no Palácio do Planalto, da Instalação do Comitê Interministerial de Avaliação do Simples Nacional (Ciasn) e se reúne com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Editor Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário