one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Câmara dos Deputados

Imagem:

Compartilhar:

Câmara começa a indicar nomes para investigar propina a servidores da Petrobras

Criado em 18/03/14 20h33 e atualizado em 18/03/14 20h46
Por Luciano Nascimento Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Partidos da base aliada e da oposição devem iniciar amanhã (19) a indicação dos nomes para a comissão externa que vai apurar denúncias de pagamento de propina a funcionários da Petrobras pela  empresa holandesa  SBM Offshore. Hoje (18), durante reunião dos líderes das bancadas, foi definido que a comissão terá nove membros – cinco da base aliada, três da oposição e um indicado pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que vai coordenar os trabalhos.

Leia também: Com apoio do PMDB, Câmara apoia comissão externa para investigar Petrobras

"Os partidos devem indicar os membros para que amanhã mesmo nós possamos constituir a comissão e, a partir daí, seus membros possam decidir o seu roteiro de trabalho", disse hoje o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

A comissão foi criada na semana passada após o acirramento da crise envolvendo o PMDB na Câmara e o Planalto. Com o apoio do partido, da oposição e de alguns partidos do chamado blocão , os parlamentares aprovaram a criação da comissão que deve investigar denúncia de um ex-funcionário da companhia, publicada nos meios de comunicação, de que a SBM Offshore pagou US$ 250 milhões, entre 2005 e 2011.

De acordo com a denúncia, desse total, US$ 139 milhões foram sido destinados a funcionários da Petrobras. No fim do ano passado, a SBM Offshore, que tem contratos com a companhia brasileira para aluguel de plataformas, admitiu, em nota, a existência de investigação interna para apurar práticas impróprias, cometidas por funcionários.

Os parlamentares devem viajar até a Holanda para apurar as denúncias. O líder do DEM, Mendonça Filho (PE), defende que a comissão inicie os trabalhos visitando órgãos dentro do território brasileiro, como a Controladoria-Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Petrobras. "Até amanhã esperamos indicar os membros que representam os partidos de oposição e que, ainda nesta semana, a comissão seja instalada e defina o ritmo de trabalho a ser realizado daqui por diante",  adiantou Mendonça Filho.

O líder do PT na Câmara, Vicentinho (SP), disse que espera que a comissão não vá "apenas passear" no exterior. "O que nós não queremos é que esta seja uma comissão que vá apenas passear. Se não tiver o que investigar, vai ficar mais vergonhoso para a Casa, que fez uma proposta, venceu a proposta e depois não tem o que dizer à sociedade", acrescentou Vicentinho.

Por iniciativa dos senadores tucanos Aloysio Nunes Ferreira (SP) e Paulo Bauer (SC), a Comissão de Relações Exteriores do Senado também aprovou a criação de uma comissão conjunta com a Câmara dos Deputados para investigar denúncia de corrupção na Petrobras. A Polícia Federal também abriu inquérito para apurar o caso.

Editor: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário