one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Câmara dos Deputados

Imagem:

Compartilhar:

Medidas Provisórias trancam pauta na Câmara

Criado em 31/03/14 13h02 e atualizado em 31/03/14 13h25
Por Iolando Lourenço Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Mais uma vez os deputados iniciam a semana com a pauta de votações trancada, só que desta vez não é pelo projeto de lei do Marco Civil da Internet: é pelas Medidas Provisórias que alteram a legislação tributária (MP 627) e permitem o uso do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) nas licitações e contratos de todas as esferas de governo. Também continua trancando a pauta o projeto que reabre o prazo para a adesão das instituições de ensino ao Programa de Estimulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies), cuja votação foi iniciada na última quarta-feira.

Leia também no Portal EBC: 

Com pauta destravada, deputados tentam avançar com projetos

Só depois dessas três matérias, é que a Câmara estará liberada para votações de outras proposições constantes da Ordem do Dia. As duas MPs são consideradas pelos líderes partidários como polêmicas e de votações difíceis. Elas têm prioridade de votação em relação ao projeto do Proies. Amanhã (terça-feira, 1), os deputados devem iniciar as discussões em torno da MP 627, que faz várias mudanças na legislação tributária. A MP trata da reabertura de parcelamento de dívidas e da forma de tributação dos lucros de empresas brasileiras coligadas no exterior. O plenário terá que analisar o parecer apresentado pelo relator, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que incluiu vários pontos no seu parecer.

Concluída a votação da MP 627, será iniciada a discussão da MP 630, que originalmente estendia o RDC para as obras de presídios. No entanto, a relatora da MP, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), alterou a proposta e  incluiu no parecer a permissão do uso do RDC nas licitações e contratos de todas as esferas de governo. Após os deputados votarem essas duas MPS, será retomada a apreciação do projeto do Proies. Além dessas três matérias, constam da pauta de votações da semana projetos como o que torna crime hediondo a corrupção e outros crimes contra a administração pública, o que cria normas de segurança para as casas de espetáculos, e o que trata da violência contra a mulher, entre outros.

Os líderes partidários acertaram recentemente como o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), esforço concentrado para a segunda semana de abril, destinado à apreciação de propostas de interesses dos deputados. Os líderes enviaram à Presidência da Câmara lista com mais de 100 projetos prioritários para o esforço concentrado. O maior número de pedidos foi para votações de pisos salariais para algumas categorias e do fim do fator previdenciário.

Editor: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário