one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Senado aprova política de cultura viva e gratificação a membros do MPU

Criado em 04/06/14 22h07 e atualizado em 04/06/14 22h24
Por Mariana Jungmann Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O plenário do Senado aprovou hoje (4) o projeto de lei da Câmara que institui a Política Nacional de Cultura Viva, destinada a promover a produção e a difusão da cultura, bem como o acesso aos direitos culturais dos diferentes núcleos comunitários de cultura.

Leia mais notícias

O texto prevê ações estruturantes dos pontos de cultura e reconhece pessoas jurídicas sem fins lucrativos como Pontos de Cultura, desde que realizem as atividades relacionadas ao tema. A proposta permite parceria entre Pontos de Cultura com escolas de ensino fundamental e médio de todo o país, para a divulgação de suas ações e bens culturais. Estabelece também que a União fica autorizada, por intermédio do Ministério da Cultura, a transferir, de forma direta, os recursos às entidades culturais integrantes do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura, com a finalidade de prestar apoio financeiro à execução das ações da Política Nacional de Cultura Viva.

Segundo o relator da matéria, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), o projeto “objetiva, essencialmente, transformar em política de Estado - perene, estruturada, infensa a injunções político-eleitorais - a Política Nacional de Cultura Viva. Política de governo que vem sendo implementada pelo Ministério da Cultura desde 2005”.

Na opinião dele, a proposta se coaduna com a Constituição Federal, “que prevê que o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura nacional, apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”.

Uma emenda do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) limita em até três anos a renovação de projetos aprovados dos Pontos e Pontões de Cultura para inibir desvios e irregularidades no uso de dinheiro público destinado à promoção cultural. Como sofreu alterações, o texto retorna para a Câmara dos Deputados.

Na mesma sessão, os senadores aprovaram projeto que prevê o pagamento de gratificação para membros do Ministério Público da União que exerçam mais de um ofício. O pagamento deverá ser feito sempre que houver acumulação de ofício por três dias ou mais, e corresponderá a um terço do valor do subsídio recebido por ele.

Entretanto, o pagamento não será feito quando for caso de atuação conjunta de membros do MPU, atuação em regime de plantão e ou quando a acumulação de ofícios ocorrer em período de férias coletivas. O texto sofreu alterações no Senado e, por isso, retorna para a Câmara dos Deputados.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário