one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eduardo Jorge, candidato à presidência pelo PV

Imagem:

Compartilhar:

Eduardo Jorge assina carta compromisso pela mobilidade urbana

Criado em 30/08/14 17h09 e atualizado em 30/08/14 17h53
Por Camila Maciel Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

O candidato à Presidência da República, Eduardo Jorge (PV), assinou hoje (30), na capital paulista, uma carta compromisso, proposta pela União de Ciclistas do Brasil (UCB), na qual se compromete a dar prioridade aos meios de transporte não motorizados e coletivos nas políticas públicas de mobilidade urbana.

Confira a agenda deste sábado dos candidatos à Presidência

Leia mais notícias sobre as Eleições 2014

De acordo com a entidade, o documento foi proposto aos demais candidatos, e Eduardo Jorge foi o primeiro a aderir. Após o ato de assinatura na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, o candidato e um grupo de 25 pessoas seguiu pedalando em direção à Praça da Sé, no centro da cidade.

A carta é composta por 14 itens, entre os quais estão: criar uma rubrica no orçamento da União para custeio e investimentos em mobilidade ciclística e desoneração tributária da cadeia produtiva da bicicleta; estabelecer metas para aumento da participação da bicicleta na mobilidade urbana e rural e elaborar um programa educativo para a criação de uma cultura de priorização dos modos ativos de deslocamento e a humanização do trânsito. Daniel Guth, membro da UCB, acredita que os investimentos favorecem a humanização do espaço público e a democratização do acesso à cidade.

Eduardo Jorge apontou que a mobilidade está ligada à degradação do meio ambiente, aos riscos da poluição à saúde e à segurança no trânsito. “Ela está ligada a questão econômica, porque as cidades paradas significam um prejuízo econômico tremendo. Mas, mais do que isso, a mobilidade limpa, predominantemente pública, é uma forma de enfrentar a agressão à saúde do planeta com o aquecimento global e das pessoas”, disse.

O candidato propõe, como primeiro passo, a implantação de bicicletários ligados aos meios de transporte público, como estações de trem e metrô e terminais de ônibus. “Esse é um dos mais rápidos e de maior retorno. Ele integra a bicicleta com o transporte público”, explicou. Eduardo Jorge acredita que é fundamental instalar ciclovias em todas as ruas em que for possível. “Tem que ter vias segregadas para as bicicletas”, declarou.

Para além dos investimentos em infraestrutura, o presidenciável destaca a educação para uma cultura de paz no trânsito como a medida mais importante. “Mesmo que São Paulo implante mil quilômetros de ciclovia, que eu espero que ocorra, vamos ter sete mil quilômetros sem, onde a bicicleta vai conviver com o ônibus, o carro, a moto”, exemplificou.

Editor Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário