one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fórum elege novos membros do Conselho Nacional dos Pontos de Cultura

Imagem:

Compartilhar:

Câmara tenta sustar decreto presidencial sobre conselhos sociais

Criado em 28/10/14 21h23
Por Iolando Lourenço Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), tentou hoje (28), em reunião com os líderes partidários, acertar uma pauta de votações para esta terça-feira e para os próximos dias.

Ao término da reunião, Alves disse que acertou com os líderes encerrar a sessão ordinária, que está trancada por projeto sobre biodiversidade, e iniciar sessão extraordinária para votação do decreto legislativo da oposição, que susta o decreto presidencial que trata dos conselhos sociais.

Saiba mais:

Governo lança política para estimular participação social nas decisões públicas

Dilma defende decreto e diz que é a favor da consulta e da participação social

Henrique Alves informou ao líder do governo, Henrique Fontana (PT-RS), que conversará amanhã (29) com representantes da Frente Parlamentar da Agricultura e de órgãos ligados ao meio ambiente para buscar um acordo sobre o projeto, que está impedindo a votação de outras matérias. O projeto, que já tramitou na comissão especial, sequer teve parecer aprovado. O texto dispõe sobre acesso ao patrimônio genético e conservação e uso sustentável da biodiversidade.

Sobre o decreto dos conselhos, Henrique Alves disse que há mais de três meses as votações têm sido obstruídas por causa da apreciação dessa matéria, uma vez que os governistas querem a manutenção do texto presidencial, enquanto os oposicionistas trabalham pela derrubada do dispositivo. “Essa Casa vem sendo trancada pela obstrução ora dos governistas, ora dos oposicionistas há mais de três meses [por causa da votação do decreto]. Essa votação deve ser resolvida no voto”, afirmou Alves. 

Henrique Fontana, por sua vez, informou que continuará trabalhando pela manutenção do decreto presidencial, que é “extremamente positivo para o país e fortalece um conjunto de conselhos, não só os populares”.

Segundo o líder do governo, o decreto do Executivo melhora e amplia a participação da sociedade no controle da gestão pública. “Vamos fazer de tudo para que o decreto presidencial permaneça em vigor. Se a oposição tentar derrubá-lo, vamos obstruir a votação”.  Se a oposição quer derrubar o decreto, cabe a ela colocar o numero necessário de parlamentares para derrubá-lo, destacou Fontana.

Editor Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário