one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


José Ivo Sartori é eleito governador do Rio Grande do Sul.

Imagem:

Compartilhar:

Ivo Sartori agradece votos e diz que governará o RS para todos

Criado em 26/10/14 21h59 e atualizado em 05/01/15 08h57
Por na Cristina Campos - Enviada Especial da Agência Brasil/EBC Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Governador eleito do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB) agradeceu hoje (26) à noite os votos da população gaúcha e disse que vai governar para todos. Com 100% das urnas apuradas, Sartori teve 61,21% dos votos válidos e Tarso Genro (PT), que concorria à reeleição, ficou com 38,79% dos votos. Votos brancos somaram 3,18% e os nulos, 4,97. As abstenções alcançaram 18,19%.

Leia também:

Surpresa no primeiro turno, Sartori vence eleições no RS

“Ainda não caiu a ficha. Quero saudar todos os partidos que estiveram conosco no segundo turno. Quero deixar um recado a todo o povo do Rio Grande do Sul. Muito obrigado pelo carinho, pela confiança por nos ter levado ao segundo turno, porque decidiu ouvir o coração, que não tem margem de erro”, disse, em coletiva de imprensa, em um hotel no centro de Porto Alegre, onde foi recebido, com festa, por militantes e aliados políticos.

Mesmo apoiando o candidato Aécio Neves, Sartori disse acreditar que não terá problemas no diálogo com a presidenta reeleita, Dilma Rousseff (PT). “Vamos ter uma convivência normal de relacionamento, assim como o governador tem de ter com os municípios”.

Ele agradeceu a ligação do candidato derrotado, Tarso Genro, para parabenizá-lo. “Fico gratificado, porque recebi ligação do Tarso,que me cumprimentou pela eleição. Recebi como uma delicadeza importante. Sempre acreditei que adversário não é inimigo. Queremos agregar e junta. Como temos dificuldades pela frente, toda ajuda que vier será de bom grado”.

Sartori não adiantou nomes da nova equipe nem as prioridades do governo. “Farei um governo para todos, para todos os setores, para todas as regiões. É por isso que dizemos que nosso partido é o Rio Grande. Queremos fazer um governo simples, honesto e eficiente”, salientou.

Sartori nasceu em Farroupilha (RS) e formou-se em filosofia pela Universidade de Caxias do Sul. Em Caxias do Sul, ele começou a carreira política, elegendo-se, em 1976, vereador. Posteriormente, em 2004, elegeu-se prefeito da cidade, sendo reeleito em 2008.

Nas décadas de 1980 e 1990, Sartori ocupou o cargo de deputado estadual por cinco mandatos consecutivos. O vice-governador eleito é José Paulo Cairoli (PSD). A coligação que apoia o peemedebista é formada por PMDB, PSD, PPS, PSB, PHS, PTdoB, PSL e PSDC.

O próximo ocupante do Palácio Piratini comandará um estado com população estimada em 11,2 milhões pessoas. É quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O Rio Grande do Sul tem economia diversificada, com destaque para o setor agropecuário, responsável por 62,1% do PIB estadual, seguido pela indústria (29%) e serviços (8,7%).

Eleições 2014: Participe da cobertura da EBC nas redes sociais com a hashtag # voto a voto

Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário