one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


São Gonçalo, no Rio de Janeiro, é um dos municípios que contam com segundo turno

Imagem:

Compartilhar:

RS: mais da metade dos mesários se apresentaram espontaneamente

Criado em 04/10/14 11h32 e atualizado em 05/01/15 09h34
Por Ana Cristina Campos - Enviada Especial da Agência Brasil/EBC Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

A Justiça Eleitoral gaúcha contará com o trabalho de 106.386 eleitores no pleito de outubro. Este é o contingente de mesários que atuará nas 27.060 seções eleitorais de todo o estado. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, em 2014, mais da metade dos 56.555 voluntários a mesários se apresentaram espontaneamente para o exercício da função. Eles vão auxiliar o processo de votação de 8,3 milhões de gaúchos em 497 municípios.

No Brasil, as eleições que ocorrerão amanhã (5) terão a colaboração de 1,3 milhão de voluntários, de um total de 2,4 milhões de mesários já escolhidos para trabalhar. O número de alistamentos espontâneos, em 2014, é quase três vezes maior do que o das últimas eleições gerais, em 2010, quando 404,7 mil mesários trabalharam voluntariamente. O total foi 2,1 milhões de pessoas.

Confira também:

Quase 400 mil eleitores com algum tipo de deficiência vão usar sessões adaptadas

O aumento no número de pessoas dispostas a trabalhar espontaneamente nas eleições é resultado de um programa de incentivos da Justiça Eleitoral, que começou em 2004. Os voluntários puderam se inscrever nos cartórios eleitorais ou preencheram cadastro nos sites dos tribunais regionais eleitorais ou do Tribunal Superior Eleitoral. Os cidadãos que estão em situação regular com a Justiça Eleitoral e têm nível superior tiveram preferência na seleção.

Os mesários são responsáveis por organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica, processar justificativas e conduzir os trabalhos de votação. Eles não podem usar camisetas, bótons ou qualquer identificação de partidos ou candidatos no dia da eleição.

Editor Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário