one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Serra tira Suplicy do Senado após 24 anos

Criado em 05/10/14 21h23 e atualizado em 05/10/14 21h27
Por Iolando Lourenço e Mariana Jungmann Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

José Serra

José SerraArquivo/Valter Campanato/Agência Brasil

Com quase 11 milhões de votos, em 98,65% das urnas apuradas, o candidato José Serra (PSDB) venceu a disputa para o Senado no estado. Ele vai ocupar, a partir de 2015, a cadeira que foi de Eduardo Suplicy (PT) por 24 anos. Na atual disputa, o petista teve cerca de 6 milhões de votos, 5 milhões a menos que o tucano.

Serra começou a carreira política no movimento estudantil, como presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), na década de 1960. Depois elegeu-se deputado federal, senador, prefeito de São Paulo e governador do estado. Ocupou as pastas da Saúde e do Planejamento no governo Fernando Henrique Cardoso e disputou a Presidência da República duas vezes. Na primeira, em 2002, perdeu para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, na segunda, em 2010, perdeu para Dilma Rousseff.

O candidato derrotado por Serra, Eduardo Suplicy, tem 73 anos, dos quais 32 anos dedicados ao Congresso Nacional. Antes, disso, foi deputado estadual e vereador por duas vezes. Com três mandatos consecutivos no Senado, a marca de Suplicy foi, principalmente, a luta para aprovar um programa de transferência de renda, chamado de Renda Básica de Cidadania. O senador deixará o Congresso sem ver seu principal projeto concretizado.

Em 2002, Suplicy também tentou ser o indicado do PT para disputar a Presidência da República, mas perdeu as prévias para Lula, que acabou se elegendo presidente naquele ano. Antes, ele também perdeu a prefeitura de São Paulo em 1985 para Jânio Quadros.

Editor Nádia Franco
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário