one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Dilma usa Rolls Royce em posse pela segunda vez, como FHC e Lula

Criado em 01/01/15 12h46 e atualizado em 01/01/15 12h48
Por Mariana Jungmann e Paulo Chagas - Repórteres da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Faltando apenas algumas horas para a posse da presidenta Dilma Rousseff, os três palácios que receberão partes do evento estão prontos para as cerimônias. No Congresso Nacional, lugar onde acontecerá a primeira etapa, com a assinatura do termo de posse, discurso e juramento da presidenta à Constituição, tudo já está praticamente pronto. Tapetes vermelhos já estão devidamente posicionados, ligando as entradas dos anexos 1 da Câmara e do Senado ao plenário da Câmara, onde acontecerá a cerimônia.

Segundo a chefe do cerimonial do Congresso, Andrea Valente, foi necessário utilizar todos os tapetes vermelhos da Câmara e do Senado para cobrir os espaços por onde vão passar os chefes de Estado, autoridades e a própria presidenta da República. “Os tapetes são em vários pedaços, porque cobrem uma área grande, com curvas. Eles foram aspirados e limpos e já estão posicionados ligando a Chapelaria, o Salão Negro e os anexos à Câmara”, explicou.

Antes de chegar ao Congresso, Dilma vai circular em carro aberto da Catedral Metropolitana ao Palácio do Congresso Nacional, num percurso de aproximadamente 2 quilômetros. O trajeto será executado no famoso Rolls Royce presidencial, carro de modelo conversível cabriolé, fabricado em Londres, que chegou ao Brasil de navio, em março de 1953. A versão oficial diz que o carro foi uma doação da rainha Elizabeth II da Inglaterra ao governo brasileiro. O primeiro presidente a usar o Rolls Royce foi Getúlio Vargas em cerimônia comemorativa ao Dia do Trabalho.

Desde então, o automóvel transportou todos os presidentes brasileiros, autoridades como o ex-presidente da França Charles de Gaulle e a rainha Elizabeth II, além de personalidades como o astronauta russo Yuri Gagarin e até a Miss Universo 1963, a gaúcha Ieda Maria Vargas. Com a instituição da reeleição, na década de 1990, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva foram os primeiros a usá-lo duas vezes, nas respectivas posses. Posição agora alcançada também por Dilma Rousseff.

Orgulhoso de dirigir o veículo que vai levar a presidenta para a posse, o motorista Valdeci da Silva Ribeiro participou do ensaio para o momento festivo, no dia 28. “Tive a honra de fazer parte da história, conduzindo a primeira mulher presidenta do Brasil [em 2010], e agora tenho a segunda oportunidade. Faremos um grande desfile de posse para o segundo mandato. Com certeza, estaremos todos prontos”, disse ele na oportunidade.

Depois que sair do Congresso, já empossada, a presidenta seguirá no mesmo carro para o Palácio do Planalto, onde colocará a faixa presidencial e fará, do parlatório, o discurso aos brasileiros que estiverem na Praça dos Três Poderes. A cerimônia no Planalto incluirá ainda a execução do Hino Nacional - na área externa -, os primeiros cumprimentos a serem recebidos por chefes de Estado - no Salão Nobre - e a posse aos novos ministros.

Para essa parte do evento, 3 mil pessoas foram convidadas para estarem dentro do palácio e 2 mil cadeiras já foram posicionadas ao longo dos três andares que receberão as diversas partes da cerimônia. Estão reservadas cadeiras para chefes de Poderes, ex-presidentes da República, ministros e ex-ministros de Estado, governadores e ex-governadores, as Mesas Diretoras do Congresso Nacional e líderes do governo, além de parlamentares e prefeitos de capitais. Próximos a eles, estão separados lugares para os ministros do Supremo Tribunal Federal, presidentes de tribunais superiores e de partidos políticos.

Quem estiver na Praça dos Três Poderes vai conseguir acompanhar os rituais que acontecerão dentro do palácio. A presidenta pediu que todas as cortinas estejam abertas, de modo a deixar a fachada de vidro do prédio exposta aos populares. Telões também serão colocados na praça para quem quiser acompanhar a transmissão.

No Salão Nobre, as autoridades nacionais e estrangeiras vão poder se deliciar com doces e salgados brasileiros enquanto aguardam para cumprimentar a presidenta recém-empossada. Serão servidos quitutes como quindim, brigadeiro, beijinho, empada, escondidinhos de carne seca e queijo coalho com mel, entre outros.

Logo após receber os cumprimentos e empossar os ministros, a presidenta seguirá para o jantar com as mesmas autoridades no Palácio do Itamaraty. A expectativa é que a recepção na sede do Ministério de Relações Exteriores comece por volta das 18h30.

 

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário