one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Jackson Barreto assume governo com desafio de elevar IDH de Sergipe

Criado em 01/01/15 13h36 e atualizado em 01/01/15 13h58
Por Vinícius Lisboa Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Jackson Barreto

Jackson Barreto diz que adotará políticas públicas para elevar o IDH de Sergipe(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O governador Jackson Barreto foi empossado hoje (1) para seu segundo mandato em Sergipe, depois de vencer as eleições no primeiro turno. Também assumiu o cargo hoje o vice-governador Belivaldo Chagas, secretário de Educação no governo passado. A cerimônia começou no fim da manhã, no Palácio Governador João Alves Filho, sede da Assembleia Legislativa.

Ao discursar, o governador apontou como meta elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Sergipe. No último ranking divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), baseado no Censo 2010, Sergipe tinha o 20º IDH do país, com 0,665. Para ser considerado alto, o indicador que leva em conta renda, saúde e educação precisa superar 0,699. "Nosso desafio é fazer o IDH crescer ainda mais e atingir a marca considerada de alto desenvolvimento humano", disse o governador.

Confira mais notícias no Portal EBC

Fernando Pimentel promete governo participativo em Minas

Pezão toma posse e promete priorizar saúde

 

Barreto acrescentou que seu governo terá que enfrentar um grande desafio na área da saúde. Ele reconheceu que o setor está aquém das necessidades. "Cobraremos também do governo da presidenta Dilma Rousseff maior atenção no que diz respeito à saúde e à divisão dos recursos para esta área".

Candidato ao governo pelo PMDB, Jackson Barreto recebeu 53,52% do pouco mais de 1 milhão de votos válidos, enquanto o segundo colocado no pleito, Eduardo Amorim (PSC), ficou com 41,37%. Também somou mais de 1% dos votos a candidata do Psol, Sônia Meire, com 4,61%.

Jackson Barreto assumiu o governo de Sergipe em 2013, após a morte do então governador Marcelo Déda, aos 53 anos, vitimado por um câncer. Formado em direito, o governador foi o primeiro prefeito eleito em Aracaju, em 1985. A coligação que o elegeu no ano passado teve 11 partidos: PMDB, PT, PSD, PC do B, PRTB, PDT, PRP, PROS, PSDC, PSB e PRB.

Marcelo Déda foi governador em Sergipe entre 2007 e 2013, e Jackson Barreto foi seu vice-governador apenas no segundo mandato (2011-2013). No primeiro governo, o vice do peemedebista era Belivaldo Chagas, que voltou a assumir o cargo nesta quinta-feira (1º).

Jackson Barreto nasceu no município de Santa Rosa de Lima, interior do estado, em maio de 1944. Foi militante do movimento estudantil e preso político durante o período da ditadura militar.

Editor: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário