one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plenário da Câmara dos Deputados

Imagem:

Compartilhar:

Câmara aprova decreto que libera mamografia para mulheres entre 40 e 49 anos

Criado em 25/03/15 20h53 e atualizado em 25/03/15 21h04
Por Aline Leal Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Depois de polêmica entre entidades médicas e governo sobre a idade adequada para a mulher começar a fazer mamografia, a Câmara dos Deputados aprovou hoje (25) o Projeto de Decreto Legislativo 1442/14, que libera o exame para mulheres entre 40 e 49 anos com recursos do governo federal.

Desde 2009 a Lei 11.664 prevê que toda mulher a partir dos 40 anos tem direito à mamografia com recursos federais. Porém, em 2013 a Portaria 1.253 do Ministério da Saúde alterou esta lei, priorizando a faixa etária entre 50 e 69 anos para fazer o exame, e impondo dificuldades para quem tem entre 40 e 49 anos. O decreto aprovado hoje quer retomar a validade integral da lei de 2009.

Em discussão sobre o tema na Câmara ano passado, o Ministério da Saúde apresentou estudo apontando que diagnóstico precoce em mulheres com menos de 50 anos não altera o tempo de vida da paciente. Porém, a presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), Maíra Caleffi, diz que os estudos da pasta são ultrapassado e não se referem à realidade brasileira.

As entidades médicas defendem que uma quantidade significativa de casos de câncer acontecem entre os 40 e 49 anos e que, portanto, o exame para detecção precoce deve ser uma ferramenta para que o tratamento tenha mais efeito.

Maíra defende que a restrição estipulada pelo Ministério da Saúde foi um retrocesso para a saúde pública que pode ser corrigido pelo poder legislativo. “A Femama avalia que a conquista das mulheres pelo direito de fazer a mamografia a partir dos 40 vinha sendo muito positivo para aumentar a detecção precoce do câncer de mama e aumentar as chances de cura. Não podíamos aceitar esse retrocesso”, defendeu.

O projeto ainda vai passar por votação no Senado Federal.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário