one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, preside sessão do Congresso Nacional para a votação de 38 vetos presidenciais e de quatro projetos de lei

Imagem:

Compartilhar:

Em sessão solene, Congresso promulga Emenda do Orçamento Impositivo

Criado em 17/03/15 15h03 e atualizado em 17/03/15 15h19
Por Karine Melo Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Em sessão solene, o Congresso Nacional promulgou hoje (17) a Emenda Constitucional 86, conhecida como Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento Impositivo. A matéria foi aprovada no plenário da Câmara em fevereiro e obriga o governo a executar as emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União até o limite de 1,2% da receita corrente líquida.

Até a mudança os parlamentares não tinham garantias de que suas emendas seriam liberadas, cabia ao governo decidir quais e quando elas seriam executadas.

Pela nova regra – que já será aplicada em cima da proposta orçamentária de 2015 – metade das emendas impositivas deve ser destinada à saúde. O valor não pode ser usado para pagamento de pessoal ou de encargos sociais, mas pode ser usado para outros gastos relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A emenda também estabelece que a União deve aumentar o investimento em saúde, passando de 13,2% em 2014 até 15% em 2018. Atualmente, os estados já são constitucionalmente obrigados a aplicar 15% de seus orçamentos e os municípios, 12%.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário