one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Parlamentares lançam campanha em SP para estimular mais mulheres na política

Criado em 26/03/15 18h04 e atualizado em 26/03/15 18h05
Por Elaine Patrícia Cruz - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A bancada feminina do Congresso Nacional, formada atualmente por 13 senadoras e 51 deputadas federais (10,77% dos 594 parlamentares nas duas casas), lançou hoje (26), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a campanha "Mais mulheres na política", que pretende garantir, já nas próximas eleições, que 30% das vagas dos legislativos de todo o país sejam ocupadas por mulheres. A proposta prevê que essa cota seja aumentada em 5% a cada eleição até que se chegue ao índice de 50%.

De acordo com números levantados pela campanha, o Brasil ocupa hoje a 124ª posição, em ordem decrescente, entre 188 países, quanto à participação feminina no Legislativo. Na Câmara dos Deputados , a participação das mulheres corresponde a 9,94% das 513 cadeiras ocupadas hoje, e no Senado, as mulheres ocupam 16,05% das 81 vagas. Já nas assembleias legislativas e nas câmaras de vereadores, isso corresponde a apenas 11% e a 13,3%, respectivamente, apesar de a legislação eleitoral mandar que os partidos políticos destinem pelo menos 30% das vagas para as eleições às mulheres.

“Desejamos mais mulheres na política. Desejamos que as mulheres tenham condição de exercer esse olhar da política, que é muito diferenciado da maioria do Congresso Nacional, onde hoje, quase 90% são homens. Somos 52% da população e desejamos ter essa porcentagem de cadeiras”, disse a senadora Marta Suplicy (PT-SP).

Há duas propostas de emenda à Constituição no Senado, apresentadas pelas senadoras Marta Suplicy e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). “Na década de 90, a mesma campanha foi desenvolvida e conseguimos aprovar a lei que garantiu a cota de candidaturas. Mas, passados 20 anos, percebemos que o avanço das mulheres e nossa presença no Parlamento ainda são muito pequenas, o que exige mudança radical nas leis”, disse a senadora Vanessa.

Participaram do lançamento também os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) , e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), além do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, que se candidatou ao governo paulista, nas eleições do ano passado, pelo PMDB.

 

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário