one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Projeto de lei do Executivo sobre desoneração chega à Câmara dos Deputados

Criado em 20/03/15 20h39 e atualizado em 20/03/15 20h56
Por Iolando Lourenço Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Projeto de lei do Poder Executivo, que trata da desoneração da folha de pagamento das empresas e altera lei que trata da contribuição previdenciária sobre a receita bruta, entre outras, foi protocolado no inicio da noite de hoje (20), na Câmara dos Deputados. O projeto foi encaminhado com pedido de urgência constitucional para tramitação na Câmara e no Senado. Com isso, passados 45 dias em cada uma das Casas Legislativas a proposta passa a trancar a pauta de votações.

O projeto também altera a legislação na questão da tributação de bebidas frias e dispõe sobre medidas tributárias referentes à realização, no Brasil, dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. A proposta começará a tramitar nas comissões técnicas da Câmara na próxima semana. Caso ela tenha que passar por mais de três comissões, poderá ser criada uma comissão especial para apreciar a proposição.

O projeto foi encaminhado à Câmara em substituição à Medida Provisória 669/2015, que tratava da desoneração da folha de pagamento das empresas. A MP foi devolvida ao Executivo pelo presidente do Congressoo, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), no dia 3 de março. Renan entendeu que a MP era inconstitucional, e por isso a devolveu a ao Executivo. A MP reduzia a desoneração da folha de pagamento das empresas, adotada em 2011 para diminuir os gastos com mão-de-obra das empresas e estimular a economia.

Na justificativa do projeto, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, diz que são propostos ajustes nas alíquotas, em virtude de “o quadro atual apontar para a necessidade de aumento de arrecadação e corte de despesas”. Ainda na justificativa, o ministro afirma que o ajuste na concessão de benefícios não é suficiente para o equilíbrio das contas da Previdência Social, “havendo também a necessidade urgente de aumentar o ingresso de recursos, que é o que se propõe na presente Lei [projeto] ao aumentar as alíquotas da contribuição previdenciária bruta”.

Também na noite de hoje chegou à Câmara outro projeto de lei do Poder Executivo, que faz parte do pacote anticorrupção, que começou a ser encaminhado ontem ao Congresso. A proposta dispõe sobre a vedação para a ocupação de cargo em comissão e função de confiança na administração pública direta e indireta de todos os poderes da União e para a ocupação como membro de diretoria, de conselho de administração e de conselho fiscal das empresas estatais. A proposta também deverá ser encaminhada na próxima semana para a análise das comissões técnicas da Casa.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário