one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Reforma política: entenda o "distritão", rejeitado pelos deputados, e saiba o que ainda será votado

Criado em 27/05/15 09h06 e atualizado em 27/05/15 11h15
Por Portal EBC*

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira (26) um dos pontos em discussão na reforma política do sistema eleitoral brasileiro (PEC 182/07), proposta pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Trata-se do modelo conhecido como “distritão”. A proposta previa que os deputados e vereadores passassem a ser eleitos apenas de acordo com a quantidade de votos recebidos, no sistema majoritário, sendo cada estado um distrito eleitoral.

Assim, com o distritão, seria extinto o quociente eleitoral e os candidatos mais votados ocupariam as cadeiras. A proposta foi rejeitada por 267 votos a 210 e 5 abstenções.

No modelo atual, denominado proporcional, a eleição depende do quociente eleitoral, um cálculo que leva em consideração os votos válidos no candidato e também no partido. É a partir desse índice que são calculadas quantas vagas cada partido consegue preencher e, assim, as cadeiras disponíveis são ocupadas. 

Ainda ontem, os deputados também rejeitaram outros modelos como o sistema de votação em listas fechadas (por 402 votos a 21 e duas abstenções) --  que previa a distribuição das vagas de acordo com listas preordenadas --; e o sistema distrital misto (por 369 votos a 99 e 2 abstenções) – em que metade das vagas seria preenchida por lista e a outra metade pelo voto majoritário em distritos. 

Pauta do dia

Nesta quarta-feira (27), as 12h, os deputados retomam a discussão da Reforma Política. Na pauta, estão temas como propostas de financiamento de campanhas. Ontem, os parlamentares rejeitaram (264 votos favoráveis e 207 contrários) a  proposta que pretendia incluir na Constituição o financiamento da campanha por pessoas físicas e jurídicas para os partidos e os candidatos, dentro de limites máximos de arrecadação e gastos definidos em lei para cada cargo. 

Hoje, dando continuidade ao tema, a pauta deve incluir proposta como a que permite a doação apenas de pessoas físicas. Se esse item não passar, ainda poderá ser analisada emenda que propõe o financiamento público exclusivo. Em caso de rejeição de todos os pontos, permanecem em vigor as regras atuais.

Outros temas também devem ser apreciados pelos deputados, como: o fim ou não da reeleição; o tempo de mandato de cargos eletivos; a coincidência de mandatos; a cota para as mulheres; o fim das coligações; a cláusula de barreira; o voto obrigatório e a data da posse presidencial. Entenda cada um deles no material especial do Portal EBC sobre a Reforma Política. 

 

*Com informações da Agência Câmara Notícias

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário