one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Situação política da Venezuela preocupa Tabaré Vázquez

Criado em 21/05/15 17h46 e atualizado em 21/05/15 18h35
Por Paulo Victor Chagas Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, demonstrou hoje (20) preocupação com a situação política da Venezuela. Entretanto, ele acredita em uma solução pacífica e com respeito às ordens democráticas do país. Após almoçar com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio Itamaraty, em Brasília, Vázquez informou que, como presidente pró-tempore da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), não pode comentar outros temas sobre questões internas do país, como a prisão de membros da oposição em Caracas.

“Claro que me preocupa a situação da Venezuela. Precisamos que se alcancem caminhos de entendimento e paz, de buscar caminhos conjuntos entre governo e oposição para um melhor futuro do povo venezuelano. E também preocupa a institucionalidade democrática desse país”, afirmou.

Mais cedo, a presidenta Dilma destacou que Brasil e Uruguai concordam na preocupação com a situação do país e “na avaliação de que seu legítimo governo e as diferentes forças políticas venezuelanas devem buscar solucionar, pacifica e democraticamente, no marco constitucional do país, os conflitos, as dificuldades e desafios existentes”.

Para Dilma Rousseff, o entendimento entre os venezuelanos interessa ao conjunto dos povos latino-americanos.

Sobre o Mercosul, o presidente uruguaio reiterou que o bloco deve se adaptar às realidades política, comercial e econômica do mundo. Além de defender o fortalecimento dos países que compõem o bloco, Tabaré Vázquez explicou que maior flexibilização das regras "pode abrir caminhos importantes para os países e os povos do Mercosul".

Mais cedo, Vázquez havia criticado o bloco, dizendo que ele não pode ser “reduzido a reuniões e discursos”.
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário