one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Fachin começa a receber investigações criminais no STF

Criado em 17/06/15 20h10 e atualizado em 17/06/15 20h30
Por André Richter Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), começou a receber hoje (17) um acervo de 1,4 mil processos, após tomar posse no cargo. Entre as ações que passa a relatar estão inquéritos contra parlamentares e o médico Roger Abdelmassih. O novo ministro participou hoje de sua primeira sessão  na Corte.

O novo ministro passou a relatar uma ação penal na qual o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) é acusado do crime de lavagem de dinheiro.

No ano passado, o STF determinou repatriação de US$ 53 milhões que estavam em contas na Suíça, Luxemburgo e na França. Fachin também vai relatar um inquérito que envolve o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). Em 2013, Calheiros foi denunciado pelo então procurador-geral da República Roberto Gurgel por peculato e falsificação de documento público.

O caso refere-se ao suposto uso de notas fiscais frias para comprovar despesas de gabinete. Os fatos surgiram em 2007, a partir de denúncias publicadas na imprensa de que Renan teria utilizado um representante de uma empreiteira para pagar despesas pessoais.

Os processos que chegaram a Fachin são oriundos daogabinete do ministro Ricardo Lewandowski, que deixou de receber ações após tomar posse na presidência do STF, à época.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário