one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Relator modifica texto para aprovar da redução da maioridade penal

Criado em 17/06/15 21h58 e atualizado em 17/06/15 23h18
Por Iolando Lourenço Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A aprovação por 21 votos a 6 do parecer do deputado Laerte Bessa (PR-DF) à proposta de emenda a Constituição (PEC) 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, foi possível após muitas negociações e alterações no texto que Bessa havia apresentado na semana passada. Para conseguir um amplo apoio, ele acrescentou um complemento de voto estabelecendo que a redução da maioridade será apenas para os casos de crimes hediondos (como estupro e latrocínio), lesão corporal grave e roubo qualificado. 

Laerte Bessa retirou do novo texto a consulta popular [o referendo] para ouvir a população sobre a redução da maioridade. “Achamos que o referendo já não precisava mais. A legitimidade é fortalecida pelas pesquisas hoje realizadas no Brasil, em que 90% do povo brasileiro já assinaram a redução da maioridade”. O relator manteve no texto que as penas a serem aplicadas aos menores de 18 anos e maiores de 16 anos serão cumpridas em ambientes separados dos adultos e dos menores de 16 anos. 

Ao apresentar o complemento de voto, o relator disse que aproveitou grande parte do voto em separado apresentado pelo PSDB, por meio do deputado Jutahy Junior (BA). Segundo Bessa, sua posição pessoal é mais “contundente” do que a apresentada na complementação de voto, mas que acatou as sugestões do tucano para facilitar as negociações e para atender às  diversas posições partidárias e ao clamor da sociedade “pela repressão aos crimes de maior gravidade cometidos por adolescentes”. 

O relator que é delegado aposentado da Polícia Civil do Distrito Federal disse ter convicção de que uma pessoa aos 16 anos é capaz de saber o que é certo e o que é errado, o que é lícito ou ilícito, convicção adquirida nos 30 anos de atividade policial em que enfrentou “bandidos e delinquentes menores nas ruas”. Bessa ressaltou estar convencido de que o seu parecer será aprovado no próximo dia 30, em primeiro turno na Câmara. “Não tenho dúvidas de que no dia 30 aprovaremos o primeiro turno”. Como se trata de PEC, para ser aprovada,  são necessários os votos favoráveis de no mínimo 308 deputados. 

O deputado Alessandro Molon (RJ), vice-líder do PT, e um dos que mais lutaram na comissão para a rejeição da proposta, por entender que a redução é inconstitucional e que não contribuirá para diminuir a violência, disse que os contrários à matéria vão trabalhar para mudar o resultado no plenário. “Lá [no plenário], eles terão que conseguir 60% dos votos e não mais a metade mais um. Aqui era mais difícil, no plenário acredito que nós tenhamos mais chances de mostrar que a proposta é inconstitucional e, em vez de reduzir a violência, vai agravar, levando menores a presídios que são pós-graduações do crime”. 

Ao término da votação, deputados da Frente Parlamentar da Segurança Pública comemoraram o resultado da votação, enquanto manifestantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e de movimentos contrários à redução da maioridade, que não puderam acompanhar a votação no plenário da comissão, voltaram a gritar palavras de ordem e promoveram um apitaço. 

Os deputados defensores da proposta deixaram a comissão cantando “eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”. Enquanto isso, os manifestantes responderam gritando “fascistas, racistas, não passarão”. A Polícia Legislativa teve que intervir para evitar um confronto entre manifestantes e parlamentares.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário