one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

TCDF adia julgamento de conselheiro envolvido na Operação Caixa de Pandora

Criado em 23/07/15 18h42 e atualizado em 23/07/15 18h45
Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) adiou por dez dias a decisão sobre a permanência de Domingos Lamoglia como conselheiro da corte. Ele teve seu nome envolvido nas denúncias da Operação Caixa de Pandora, deflagrada em 2009 no Distrito Federal, e está afastado do TCDF desde dezembro de 2009 por esse motivo.

Em sessão extraordinária na tarde de hoje (23), o Ministério Público de Contas do Distrito Federal pediu o prazo para ter acesso ao processo. A defesa de Lamoglia terá o mesmo período para leitura dos autos e preparação de suas considerações finais. A sessão que decidirá sobre o retorno ou aposentadoria compulsória do conselheiro poderá ser marcada a partir do dia 4 de agosto.

Indicado ao tribunal em setembro de 2009 pelo então governador do DF José Roberto Arruda, Lamoglia também aguarda o final do processo a que responde no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela prática dos crimes de associação criminosa e corrupção ativa, no âmbito da Caixa de Pandora. A operação apurou o esquema de compra de apoio parlamentar na Câmara Legislativa do Distrito Federal, que ficou conhecido como mensalão do DEM (partido do governador à época).

O TCDF pode decidir por reintegrá-lo ao trabalho ou aposentá-lo. O STJ, ao final do processo, pode decidir por sua demissão, eliminando a possibilidade de receber a aposentadoria como conselheiro. Atualmente, Lamoglia recebe R$ 30,4 mil de salário do TCDF, mesmo afastado.

Uma ação popular, ajuizada junto à 2ª Vara de Fazenda Pública do DF, chegou a requerer a declaração de nulidade do ato de posse de Lamoglia, argumentando que ele não preenchia os requisitos exigidos para o cargo. Em 17 de fevereiro de 2014, o juiz Dr. Álvaro Ciarlini, titular da 2ª Vara de Fazenda Pública do DF, deferiu liminar determinando a suspensão do pagamento ao conselheiro. No dia 26 do mesmo mês, no entanto, a liminar foi derrubada pelo desembargador do TJDFT, Ângelo Canducci Passareli.

Em caso de demissão ou aposentadoria de Lamoglia, abre-se a disputa à vaga no tribunal, de indicação da Câmara Legislativa. Os candidatos são deputados distritais Wasny de Roure (PT) e Dr. Michel (PP).

Editor Maria Claudia
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário