one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

CPI do HSBC ouve delator do caso Suissleaks e propõe prorrogar trabalhos

Criado em 25/08/15 23h32 e atualizado em 25/08/15 23h50
Por Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil* Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A Comissão Parlamentar de Inquérito do HSBC ouviu hoje (25), por videoconferência, o delator do escândalo conhecido como Suissleaks, Hervè Falciani. A audiência foi feita por meio eletrônico porque os senadores consideraram inadequado ir à França, onde Falciani está, depois que o país negou à CPI o compartilhamento de informações sobre as investigações do caso.

Na videoconferência, o delator negou que tenha obtido vantagens financeiras ao denunciar fraudes fiscais envolvendo a filial do banco na Suíça. Ele é ex-funcionário do HSBC e especialista em informática e foi o responsável por tornar público que os correntistas do banco na Suíça movimentaram US$ 100 bilhões, dos quais US$ 7 bilhões seriam de brasileiros.

Falciani disse aos senadores que o número de brasileiros com contas na filial do banco ultrapassa muito os 8,7 mil que se conhece até o momento. A CPI pretende investigar se os recursos enviados ao exterior são de origem ilícita e em quais casos houve evasão de divisas.

O depoimento de Falciani e sua disposição em colaborar com as investigações do Senado brasileiro podem fazer com que a CPI seja prorrogada. O relator, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) propôs a prorrogação por 90 dias, e um requerimento sobre o pedido de prorrogação será votado no próximo dia 2 de setembro.

“A prorrogação é fundamental porque até o dia 19 de setembro [prazo final da CPI] nós não vamos ter condições de materializar o que definimos e ajustamos aqui hoje com o senhor Falciani. Vamos ter que assinar um termo, um acordo com ele”, disse Ferraço.

 

*com informações da Agência Senado

Editor Aécio Amado
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário