one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Senado coloca segurança como atribuição comum da União, de estados e municípios

Criado em 16/09/15 22h16 e atualizado em 16/09/15 22h20
Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O Plenário do Senado aprovou hoje (16) uma proposta de emenda à Constituição (PEC) 33/14 que inclui a segurança pública como uma das obrigações de competência comum entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. O texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

Um acordo entre os líderes da Casa possibilitou a votação dos dois turnos na sessão de hoje. Pelo regimento, deve ocorrer um intervalo de cinco sessões entre a votação do primeiro e segundo turnos de uma PEC. Com o acordo, foram 55 votos a favor e nenhum contrário em primeiro turno. No segundo turno, a proposta recebeu 59 votos favoráveis e nenhum contra.

Conforme a PEC, União, estados e municípios deverão instituir um sistema nacional de dados e informações criminais em segurança pública e sistema penitenciário, bem como cooperar na gestão do sistema penitenciário.

Relator da matéria, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) afirmou que o texto atende “aos anseios de governadores e prefeitos” no tratamento da segurança pública e que tem por foco a diminuição da violência.

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário