one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Senadores divergem sobre rebaixamento e perda do grau de investimento do Brasil

Criado em 09/09/15 22h19 e atualizado em 10/09/15 12h24
Por Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

A decisão da agência de classificação de risco Standard&Poors de rebaixar a nota de crédito do Brasil de BBB - para BB +, com a perda do grau de investimento do país, repercutiu imediatamente no Senado, onde o presidente da Casa e do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), avaliou que “somente a retomada do crescimento econômico” poderá fazer o Brasil reverter a situação.

Para o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), foi um “desastre anunciado”, fruto de "sucessivos erros" na condução da política econômica. Mas, para o líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), as “agências de risco erram” e a decisão da Standard&Poors não é “o fim do mundo”.

Grau de investimento: entenda o que significa o rebaixamento do Brasil 

“Nós temos dito, e eu queria repetir, que a única maneira de resolver esses problemas que afetam o Brasil é pela retomada do crescimento econômico. O ajuste fiscal foi feito, o Legislativo colaborou, mas só a retomada do crescimento econômico tira o Brasil dessa condição”, opinou Renan Calheiros ao saber do rebaixamento.

Ainda na opinião de Renan, é preciso “fazer as reformas estruturais, dar eficiência ao gasto público e retomar o crescimento. O que for preciso para que nós sigamos esse caminho, acho que tem que ser priorizado”.

O senador Delcídio Amaral também considerou que o governo brasileiro “tem todas as condições” de promover as reformas necessárias para que o Brasil volte a crescer e garanta a retomada do grau de investimento, mas “temos que fazer a lição de casa com humildade. É vida que segue. O fato de esse rebaixamento ter aparecido hoje, demonstra que vamos trabalhar em cima de propostas [para] mudar esse cenário de pessimismo”, disse Delcídio.

Para o líder petista, no entanto, a “Standard&Poor’s não é a última parada sob o ponto de vista econômico, pois basta ver a bolha imobiliária americana que levou o mundo, em 2008 e 2009, àquela situação de extrema dificuldade. O mundo até hoje não superou. A S&P não previu, como outras agências de classificação de risco não tiveram condição e competência para prever”.

O líder do DEM, senador Ronaldo Caiado (GO), discorda de Delcídio e considera que a queda na classificação do Brasil é um “atestado da falência do atual governo perante o cenário internacional. Se nós já temos uma situação interna péssima, teremos uma situação extremamente calamitosa no cenário internacional”.

O rebaixamento da nota significa que o Brasil deixa de ser considerado um país para investimento, uma chancela concedida aos países que são considerados bons pagadores e seguros economicamente. No comunicado que anuncia a decisão, a agência diz que o perfil de crédito do Brasil se enfraqueceu desde 28 de julho, quando houve revisão da perspectiva de nota do país para negativa, ainda com manutenção do grau de investimento.

A S&P sinaliza que a proposta orçamentária do país para 2016, prevendo um déficit primário de R$ 30,5 bilhões em lugar do superávit de 0,7% estimado anteriormente, influenciou a decisão do rebaixamento. Para a agência, a proposta orçamentária com déficit “reflete desacordo sobre a composição e magnitude das medidas necessárias para reparação da derrapagem das finanças públicas”. A nota também cita a relação entre o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e a presidenta Dilma Rousseff.

Para o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (CE), o rebaixamento já era esperado por causa do orçamento deficitário que foi enviado pelo governo ao Congresso Nacional. Mesmo assim, ele não acredita que a decisão da agência possa piorar a crise política vivida pelo país: “Eu não posso acreditar que vocês imaginem que uma agencia de avaliação possa influenciar na derrubada de um governo. A avaliação é ruim do ponto de vista do investimento, mas o mundo não acabou”.

Para senador Aécio Neves (MG), “o cenário é ainda mais grave porque estamos em um governo no qual a presidente terceirizou a sua política econômica. Um governo que não tem hoje uma base política com força para aprovar reformas estruturais e um governo que não tem sequer um plano de governo. Infelizmente, a perda do grau de investimento do Brasil e a perspectiva de revisão negativa nos próximos doze meses mostram que o governo da presidente Dilma acabou”, diz nota pública divulgada pelo senador.

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário