one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Divulgação / Dossiê Jango

Compartilhar:

Jango fez último discurso como presidente há 52 anos

Criado em 30/03/16 10h01 e atualizado em 30/03/16 12h40
Por Leandro Melito Fonte:Portal EBC

Brasília - Há 52 anos, no dia 30 de março de 1964, o então presidente João Goulart, do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), fazia seu último discurso na sede do Automóvel Clube no Rio de Janeiro. O fato aconteceu em meio à crise política que Jango enfrentava desde que assumiu o governo em 1961, após a renúncia de Jânio Quadros, e se intensificou em março de 1964 após o discurso realizado pelo presidente na Central do Brasil no dia 13 de março, que marcou uma guinada à esquerda em seu governo.

A partir do dia 13, os militares e outros setores conservadores da sociedade intensificaram a articulação para a derrubada do presidente, com apoio de grande parte da imprensa. Confira a cronologia dos fatos que desencadearam o Golpe de Estado em 1964

Revolta dos marinheiros

A atuação de Jango frente a um protesto de cerca de 2 mil marinheiros e fuzileiros navais, no dia 25 de março daquele ano, desgastou ainda mais o presidente junto aos militares. A ordem de João Goulart para que o sindicato não fosse invadido ocasionou a renúncia do ministro Sílvio Mota. Em seu lugar Jango nomeou Paulo Mário da Cunha Rodrigues, ligado ao PCB, o que irritou os militares.

No dia 28 de março, oficiais do gabinete militar da presidência conseguiram um acordo com os marinheiros que abandonaram o prédio e foram presos no quartel do Exército em São Cristóvão. João Goulart concedeu anistia aos revoltosos que saíram em passeata pelas ruas do Rio de Janeiro. Exército, Marinha e Aeronáutica consideraram o gesto do presidente como uma quebra no comando da hierarquia militar.

Saulo Gomes, repórter e diretor de jornalismo da rádio Mayrink Veiga, que cobriu a revolta dos Marinheiros que antecedeu o Golpe Militar de 1964, lembra como foram aqueles dias. A entrevista foi concedida ao programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil:

 

O último discurso de Jango

João Goulart discurso no Automóvel Clube em 30 de março de 1964
Copyright - João Goulart discurso no Automóvel Clube em 30 de março de 1964

Divulgação / Dossiê Jango

Foi nesse contexto que João Goulart foi convidado para a cerimônia de posse da Associação dos Sargentos. O deputado Tancredo Neves, líder do governo na Câmara, e o ministro da Justiça, Abelardo Jurema, tentavam convencer Jango a não ir à reunião na sede do Automóvel Clube. “Deus faça que eu esteja enganado, mas creio ser esse o passo do presidente que irá provocar o inevitável, a motivação final para a luta armada”, teria dito Tancredo ao saber da decisão do presidente em comparecer ao evento apesar da crise política. 

Jango chegou à sede do Automóvel Clube, no centro do Rio de Janeiro, pouco depois das 22h acompanhado de todos seus ministros civis e discursou para uma platéria de cerca de mil sargentos que se encontravam no salão. Em seu discurso, voltou a defender as reformas de base propostas por seu governo e fez um apelo aos sargentos. “O meu apelo é para que os sargentos brasileiros continuem cada vez mais disciplinados, naquela disciplina consciente, fundada no respeito recíproco entre comandantes e comandados. Que respeitem a hierarquia legal, que se mantenham cada vez mais coesos dentro de suas unidades e fiéis aos princípios básicos da disciplina”.

Movimentação para o Golpe 

Jango no Automóvel Clube no dia 30 de março
Copyright - Jango no Automóvel Clube no dia 30 de março

Arquivo Nacional / Correio da Manhã

Apesar da tentativa de apaziguar os ânimos no meio militar com seu pedido aos sargentos pelo respeito à hierarquia militar, o último  discurso de João Goulart como presidente acabou se tornando o estopim do Golpe Militar. "Quando João Goulart e seus ministros saíram da sede do Automóvel Clube naquela segunda-feira, 30 de março, a crise tinha chegado em seu auge", pontua em seu livro o biógrafo de João Goulart, Jorge Ferreira. Dali para a frente a articulação para o Golpe começa a se concretizar. Confira alguns fatos que se seguiram ao discurso de Jango naquel dia.

22h58 

Um telegrama enviado do consulado americano aos EUA informava: “Duas fontes ativas do movimento contra Goulart dizem que o golpe contra o governo do Brasil deverá vir nas próximas 48 horas”. O Departamento de Estado norte-americano determinara a todos os consulados do Brasil que informassem diretamente a Washington “qualquer desenvolvimento significativo envolvendo resistência militar ou política a Goulart”.

23h35 

Lyndon Johnson
Creative Commons - CC BY 3.0 - Lyndon Johnson

LBJ Presidential Library

Jango já retornara aos palácio das Laranjeiras. O presidente dos EUA Lyndon Johnson recebe em seu rancho, no Texas, um telefonema de Dean Rusk: 

“A coisa pode estourar a qualquer momento (...) Pedi ao Bob McNamara (Robert McNamara, secretário de Defesa dos EUA) que apronte alguns navios-tanques para suprimentos (...) Esta é uma oportunidade que pode não vir a se repetir. Acho que é possível que esse assunto brasileiro exploda de hoje para amanhã e vou estar em contato com o senhor sobre isso, para que o senhor possa se planejar”.

Em Minas Gerais, o general Carlos Luís Guedes escolheu iniciar o levante no dia 30, porque era noite de lua cheia e ele não queria desencadear a revolta num quarto minguante.“Porque dia 30 é o último dia de lua cheia, e eu não tomo nenhuma iniciativa na lua minguante; se não sairmos sob a lua cheia, irei esperar a lua nova e então será muito tarde”, anotou em seu diário.

No período da tarde determinou que soldados fechassem o trânsito perto de seu quartel-general, prendeu adversários políticos e organizou uma tropa chamada Força Revolucionária.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário