one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eleitor vota em urna eletrônica.

Imagem:

Compartilhar:

Salvador: Acompanhe a apuração dos votos do primeiro turno para prefeito

Criado em 02/10/16 15h59 e atualizado em 02/10/16 21h50
Por Sayonara Moreno – Correspondente da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger

Cerca de 144 milhões de eleitores irão às urnas hoje para eleger os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de seus municípios. De acordo com a Justiça Eleitoral, 475.363 candidatos disputam os 5.568 cargos de prefeito e 57.931 cargos de vereador. 

Resultado: Com ampla vantagem, ACM Neto é reeleito prefeito de Salvador

Para votar, o eleitor deve ir à sua seção eleitoral entre as 8h e as 17h, considerado o horário local de seu município. A votação será realizada 100% em urnas eletrônicas. O primeiro voto será para o cargo de vereador, identificado por cinco números. Em seguida, será para o cargo de prefeito, com dois números. O tempo médio de votação, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deverá ser de menos de um minuto.

Sete chapas concorrem nas eleições para o comando do Palácio Tomé de Souza, sede da prefeitura municipal de Salvador. Entre os candidatos, duas mulheres entram na disputa, que tem como marca a participação de membros dos legislativos estadual e federal. Já para a Câmara Municipal, 1.056 candidatos estão em campanha e disputam as 43 vagas do legislativo.

Entre os candidatos ao executivo, está o atual prefeito ACM Neto (DEM), que tenta a reeleição pela coligação Orgulho de Salvador, composta por 15 partidos, como PMDB e PSDB. ACM Neto é graduado em Direito e tem 37 anos. Quem compõe a chapa para vice-prefeito é o deputado estadual, Bruno Reis (PMDB).

Uma das mulheres que disputam a prefeitura é a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), pela coligação Sim para Salvador, composta por cinco partidos, como PT e PSB. Alice Portugal é farmacêutica por formação e, aos 57 anos, está no terceiro mandato como deputada. Sua candidata a vice é a deputada estadual Maria Del Carmen (PT).

O terceiro nome que concorre à prefeitura da capital baiana é a atual vice-prefeita, Célia Sacramento (PPL), que não tem coligação. Aos 49 anos, a professora universitária divide a chapa com a pedagoga Rivanda Mendonça (PPL). Célia Sacramento foi eleita na chapa do prefeito ACM Neto, em 2012, quando ainda era filiada ao PV. Em 2016, prefeito e vice-prefeita se desentendem e Célia acusa ACM Neto de superfaturamento de obras. À época, o prefeito ameaçou processar Célia.

Outra chapa para a prefeitura soteropolitana é a do capitão da reserva do Exército e administrador Cláudio Silva (PP), da coligação Salvador Merece Mais, composta pelos partidos PP e PR. Cláudio Silva tem 51 anos e faz parte da chapa, ao lado da engenheira Dinamene Meireles (PP), que concorre como vice-prefeita.

O analista de sistemas Rogério da Luz (PRTB), 48 anos, concorre ao cargo de prefeito pelo própro partido, sem coligação. Compondo a chapa como vice, está o empresário Antônio Neto.

O sexto candidato que vai aparecer por ordem alfabética nas urnas é o professor universitário e sociólogo, Fábio Nogueira (PSOL), 38 anos, que concorre pela chapa Agora é Com a Gente, composta pelo PSOL e REDE Sustentabilidade. Ao lado dele, concorre para vice-prefeito o músico Babuca (REDE).

O último concorrente para comandar a prefeitura de Salvador é o Pastor Sargento Isidório (PDT), da coligação Agora é a Vez do Povo, composta por cinco partidos, entre eles, o PSL. O Deputado Estadual, de 54 anos é técnico em enfermagem e divide a chapa com o engenheiro Bassuma (PROS) para vice.

Eleitores

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), dos 2,9 milhões de habitantes de Salvador, 1.948.154 estão aptos a votar. O total de eleitores na capital baiana é, portanto, equivalente a 66% da estimativa populacional feita pelo IBGE.

Do total de eleitores, mais de 1 milhão se declara de gênero feminino, o que equivale a 54%, enquanto 46% se declaram de gênero masculino. Em relação à faixa etária, os maiores grupos são os eleitores entre 25 e 49 anos (54%). Apenas 0,13% corresponde aos jovens de 16 anos, idade mínima permitida para a obtenção do título de eleitor. Entre 17 e 24 anos, os eleitores somam 13% do total. Quem tem entre 50 e 79 anos responde por 29,5%. Idosos acima dos 79 anos representam 3,2% do eleitorado soteropolitano.

No que se refere à escolaridade, os eleitores soteropolitanos analfabetos são quase 2% do total, enquanto quase 7% apenas lê e escreve. Cerca de 34% das pessoas cursaram apenas o ensino fundamental, completo ou incompleto. O ensino médio é a escolaridade mais comum entre os eleitores de Salvador: pouco mais de 46% cursaram até o fim ou não concluíram. E em relação ao nível superior, apenas 6% têm diploma de graduação, já que 4,25% não concluíram a faculdade.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário