one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Secom/Governo do Espírito Santo

Compartilhar:

Eleições 2016: Acompanhe a apuração dos votos do primeiro turno para prefeito em Vitória

Criado em 02/10/16 14h27 e atualizado em 02/10/16 18h41
Por Léo Rodrigues - Correspondente da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger

Cerca de 144 milhões de eleitores irão às urnas hoje para eleger os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de seus municípios. De acordo com a Justiça Eleitoral, 475.363 candidatos disputam os 5.568 cargos de prefeito e 57.931 cargos de vereador. 

Resultado: Confirmado segundo turno entre Luciano Rezende e Amaro Neto em Vitória

Para votar, o eleitor deve ir à sua seção eleitoral entre as 8h e as 17h, considerado o horário local de seu município. A votação será realizada 100% em urnas eletrônicas. O primeiro voto será para o cargo de vereador, identificado por cinco números. Em seguida, será para o cargo de prefeito, com dois números. O tempo médio de votação, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deverá ser de menos de um minuto.

Mais de 232 mil eleitores estão aptos para participar do pleito que escolherá, no dia 2 de outubro, o novo prefeito de Vitória. Destes, 55% são mulheres. A capital do Espírito Santo, no entanto, não registra nenhuma candidata do sexo feminino na disputa pelo poder executivo municipal. Disputam o cinco candidatos: Amaro Neto (SD), André Moreira (PSOL), Lelo Coimbra (PMDB), Luciano Rezende (PPS) e Perly Cipriano (PT).

A eleição deste ano marca também uma queda incomum do número de eleitores: no pleito de 2012, 255 mil eleitores estavam aptos a votar, contra 232 mil neste ano. Segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é a primeira vez desde 2008 que o quantitativo de pessoas aptas a votar cai. A maior mudança se deu na faixa etária entre 21 e 44 anos, que reduziu de aproximadamente 130 mil eleitores em 2012 para 115 mil este ano. No grupo entre 60 e 69 anos, porém, houve aumento de 24 para 28 mil.

Conforme os dados informados à época do cadastro eleitoral, 31,7% dos eleitores possuem ensino superior completo; 9,6% tiveram acesso ao ensino superior, mas não concluíram ainda ou abandonaram. Os eleitores que tem ensino médico completo ou incompleto somam 37,5% e aqueles que tem no máximo o ensino fundamental representam 21%.

Disputa

Atual prefeito da capital capixaba, Luciano Rezende (PPS) pleiteia um segundo mandato. Para isso, ele conseguiu ampliar as alianças políticas que lhe garantiram a vitória em 2012. Se naquela ocasião ele contou com a apoio de sete legendas, dessa vez sua coligação reuniu 12 partidos. O PSB indicou o nome de Sérgio Sá como vice da chapa.

Uma outra articulação, de dez partidos, lançou o nome do deputado estadual Amaro Neto (SD) que, em 2014, foi o candidato mais votado para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo com 55,4 mil votos. Roberto Ribeiro (PDT) é o vice na chapa.

A coligação de Amaro Neto conta ainda com com dois partidos que participaram do atual mandato de Luciano: o PTN e o PR. Na eleição de 2012, o PR havia indicado Waguinho Ito como vice de Luciano. Em 2013, porém, o vice-prefeito se transferiu para o PPS e se tornou correligionário do prefeito capixaba.

O PSC e o PRP são outros dois partidos que também integraram o atual governo, mas decidiram agora por novos caminhos. As legendas participam de uma coligação de sete partidos que lançou o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB). Seu vice é o presidente do PSDB de Vitória, Wesley Goggi.

Perly Cipriano (PT) e André Moreira (PSOL) não conseguiram agregar outras legendas para uma coligação e se candidatam em chapas puro-sangue, isto é, quando o vice pertence ao mesmo partido. Ex-vereador da capital capixaba e ex-deputado estadual do Espírito Santo, Perly tem como vice Izabel Lima, conhecida como professora Bel.

Já o advogado e ativista dos direitos humanos André Moreira terá como vice a servidora aposentada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Brice Bragato. Ela já foi vereadora no município de Serra (ES) pelo PT, partido do qual se desvinculou em 2005. Posteriormente ela se filou ao PSOL.

Para o cargo de vereador, Vitória registra 245 candidatos, que disputam 15 vagas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário