one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Professores e estudantes mexicanos protestam contra reforma educacional

Criado em 25/04/13 19h09 e atualizado em 25/04/13 19h26
Por Leandra Felipe Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Bogotá - Contra a reforma do sistema educativo no México, professores e estudantes protestam desde ontem (24) em diversas regiões do país. Os manifestantes incendiaram sedes de três partidos políticos e também da Controladoria de Educação Pública do estado de Guerrero.


Um grupo de estudantes encapuzados ocupa desde sexta-feira (19) a Reitoria da Universidade Autônoma do México (Unam), a maior instituição pública do país. Eles pedem que cinco estudantes expulsos da instituição sejam reintegrados e protestam contra a mudança na lei, que altera acordos e programas estudantis

A direção da Unam reprovou hoje a ação dos jovens, dizendo que os protestos não "combinam com um centro universitário". A reitoria da universidade denunciou o grupo perante a Procuradoria-Geral da República do país (PGR).

Na terça-feira (23) o Congresso aprovou a Lei de Educação Pública e não incluiu as propostas do professores. Além dos incêndios, os manifestantes bloqueiam rodovias em algumas regiões do país.

Desde fevereiro, quando o presidente mexicano, Enrique Peña Neto, enviou a proposta com várias mudanças constitucionais na estrutura da educação básica do país ao Congresso, os professores fazem manifestações.

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

A Agência Brasil está passando por picos de instabilidade e, por isso, alguns serviços estão indisponíveis. Pedimos desculpas pelo transtorno

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário