one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Índios em protesto da Rio+20

Imagem:

Compartilhar:

Rio+20 é criticada por falta de avanços

Criado em 12/12/12 06h26 e atualizado em 21/12/12 19h09
Por Lauro Mesquita Fonte:Portal EBC

Vinte anos após a histórica Rio 92 (ou Eco 92), a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20 foi marcada pela expectativa. Não por acaso, foi o maior evento da história da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para se ter uma ideia, a conferência oficial teve um público quase três vezes maior do que a Rio92. Durante os dez dias do encontro no Riocentro, zona oeste da capital fluminense, cerca de 45,4 mil pessoas foram credenciadas, segundo a porta-voz da conferência, Pragati Pascale. 

Além disso, o Rio de Janeiro se tornou o centro de outra dezena de eventos paralelos do qual se destacou a Cúpula dos Povos, que reuniu milhares de pessoas no Aterro do Flamengo para organizar as pautas da sociedade civil e servir de contraponto crítico aos conceitos de economia verde e desenvolvimento sustentável defendidos por governos, entidades empresariais e organismos internacionais. O encontro ainda serviu para organizar uma pauta internacional dos movimentos, apesar da insatisfação dos representantes com o texto final da Rio+20.

A cidade também foi sede de encontros internacionais de indígenasempresários, prefeitos, especialistas em redes sociais, midialivristas e muitos outros setores da sociedade. A Rio+20 também foi palco de importantes manifestações contra o Código Florestal, os crimes ambientais, o machismo e a violação de direitos das populações nativas

Apesar da abertura para o diálogo entre governo e sociedade, tanto na Cúpula dos Povos (com a Arena Socioambiental), como na conferência oficial (com os Diálogos Sustentáveis) -- em que representantes ONGs, movimentos sociais e integrantes da sociedade civil definiram 30 sugestões ao documento final da conferência --, os resultados finais da Rio+20 foram considerados frustrantes pelas organizações sociais.

Escute a íntegra da reunião do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, se encontrou hoje (22/6) com 36 delegados da Cúpula dos Povos

Em seu pronunciamento final, os representantes da Cúpula defenderam que a ONU estaria capturada pelo sistema financeiro internacional.  

Outras organizações apontaram retrocessos  no documento final e mesmo a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira lamentou que questões como a dos direitos reprodutivos das mulheres e de oceanos não tenham avançado na Conferência. 

O documento final O Futuro que queremos prevê a criação de um mecanismos para o desenvolvimento sustentável até 2014. A estratégia deve ser elaborada em uma instituição com sede no Brasil. O texto destaca a necessidade de nações desenvolvidas buscarem esforços concretos para atingirem a meta de, até 2015, passarem a destinar 0,7% de seus produtos internos brutos (PIBs) para Assistência Oficial de Desenvolvimento (ODA) para países em desenvolvimento. Para o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, o documento conclusivo da Rio+20 foi o início do processo de mudança. 

A equipe da EBC fez uma cobertura integrada do evento. Saiba mais.

Para mais informações sobre a Rio+20, clique aqui.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário