one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dados do Ministério da Saúde indicam que o número de doadores de órgãos também aumentou em 2012

Imagem:

Compartilhar:

Instituto de Cardiologia do DF vai receber pacientes da rede pública 24 horas por dia

Criado em 07/02/13 20h58 e atualizado em 07/02/13 21h12
Por Aline Leal* Fonte:Agência Brasil

Facebook vai ajudar na doação de órgãos no Brasil
O hospital realiza cirurgias e exames cardiológicos

Brasília - A partir deste mês, o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (IC-DF), que é privado, passará a receber 24 horas por dia pacientes diagnosticados com infarto ou princípio de infarto vindos da rede pública de saúde. A medida é resultado de uma parceria do instituto com o governo distrital. Antes, o convênio previa o atendimento de pacientes da rede pública no instituto desde que com procedimento agendado com antecedência.

“O paciente quando chegar na rede [pública de saúde, inclusive Samu] e tiver o diagnóstico de infarto, e indicação de cateterismo cardíaco, ou indicação de angioplastia, vai ser encaminhado pela rede para o instituto no mesmo instante”, explicou Edna Maria de Oliveira, coordenadora de cardiologia da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Se o mesmo paciente tiver indicação de cirurgia, ele já vai ficar no instituto para o procedimento. O Hospital de Base, da rede pública, continuará recebendo pacientes que apresentarem o mesmo problema.

Com a mudança, o governo do Distrito Federal estima aumento de até 50 procedimentos (cateterismos e angioplastias) por mês no instituto, que já faz cerca de 225 mensalmente. O governo distrital irá repassar até R$ 5 milhões por mês para o instituto, dependendo do número de atendidos. A coordenadora destaca que a parceria serve ainda para desafogar os hospitais públicos.

Cirurgias e consultas eletivas continuarão a ser feitas no instituto. O superintendente do instituto, João Gabbardo dos Reis, ressaltou hoje (7) que o paciente deve procurar a rede pública para uma primeira avaliação, e só então, se necessário, é encaminhado para o instituto, ao conceder entrevista sobre o estado de saúde do assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, ministro Marco Aurélio Garcia, que passou por uma cirurgia cardíaca e deve deixar a unidade de terapia intensiva (UTI) do instituto amanhã (8).

*Colaborou Paula Laboissiere

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário