one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vacina contra a Gripe H1N1

Imagem:

Compartilhar:

DF começa a vacinar meninas de 11 a 13 anos contra o HPV

Criado em 04/03/13 07h30 e atualizado em 04/03/13 12h24
Por Paula Laboissière Edição:Talita Cavalcante//Matéria alterada às Fonte:Agência Brasil

Vacina H1N1
A criança ou adolescente na faixa etária definida precisa de autorização dos pais para receber a dose, aplicada em três etapas. (Ascom Prefeitura de Votuporanga / Creative Commons)

Brasília - O governo do Distrito Federal (GDF) vai iniciar esta semana a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) em meninas de 11 a 13 anos que estudam em escolas públicas e privadas. A imunização será feita no próprio colégio por profissionais da Secretaria de Saúde. Além disso, os professores foram capacitados para orientar pais e alunos quanto à importância da imunização e de seguir o cronograma de doses.

A criança ou adolescente na faixa etária definida precisa de autorização dos pais para receber a dose, aplicada em três etapas. De acordo com a secretaria, os pais estão sendo orientados pelos colégios para permitir a vacinação.

Em setembro do ano passado, o Senado aprovou projeto de lei que prevê que meninas de 9 a 13 anos tenham o direito de receber gratuitamente na rede pública de saúde a vacina contra o HPV. O texto, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados.

A Secretaria de Saúde do DF, em parceria com a Secretaria de Educação, decidiu imunizar, em um primeiro momento, apenas meninas de 11 a 13 anos em razão do preço elevado da vacina. A expectativa é que, nos próximos anos, toda a faixa etária prevista no projeto receba a dose.

O GDF destacou que a dose é nova no calendário de vacinação da rede pública, mas tem a eficácia garantida. Reações adversas como febre podem ser registradas como em qualquer outro processo de imunização. O alerta maior é que a vacina protege apenas contra o HPV e não previne as demais doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Edição: Talita Cavalcante//Matéria alterada às 12h12 para corrigir informação. Diferentemente da informação passada na sexta-feira (1º) de que a vacina seria aplicada por professores, a assessoria de imprensa do governo do Distrito Federal esclareceu que a imunização será feita por profissionais de saúde. Os professores foram capacitados apenas para orientar pais e alunos quanto à importância da imunização e de seguir o cronograma de doses.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário