one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


segura ai campanha prevenção incontinencia urinária

Imagem:

Compartilhar:

Urologistas lançam campanha para conscientizar população sobre incontinência urinária

Criado em 26/03/13 17h14 e atualizado em 26/03/13 17h37
Por Alana Gandra Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

segura ai campanha prevenção incontinencia urinária
Outra finalidade da campanha é estimular as pessoas que tenham o problema a procurar ajuda de um urologista, o que não costuma ocorrer com frequência, disse o coordenador da campanha(Divulgação )

Rio de Janeiro - A conscientização da população para a importância de procurar ajuda médica nos casos de incontinência urinária é o principal objetivo da campanha “Segura Aí”, que a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) levará às cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre na próxima quinta-feira (28).

Nessas capitais, profissionais médicos estarão à disposição do público interessado em saber mais sobre os tipos de incontinência urinária, como prevenir o problema e tratá-lo, disse hoje (26) à Agência Brasil o chefe do Departamento de Uroneurologia da SBU e coordenador da campanha, Márcio Averbeck. “A campanha é muito importante, do nosso ponto de vista, porque pode melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

De acordo com o especialista, diferente do que muitas pessoas imaginam, as mulheres têm  mais chance de desenvolver incontinência urinária do que os homens. “A proporção é de duas mulheres para um homem. Então, as mulheres têm duas vezes mais chances de ter incontinência urinária ao longo da vida do que os homens”, explicou Averbeck.

O principal fator anatômico que influencia a possibilidade de perda de controle urinário na mulher é o comprimento da uretra, canal que leva a urina da bexiga até o meio externo, mais curta que no homem, e por isso com menor capacidade de retenção.  Em geral, a uretra feminina mede de 3 centímetros (cm) a 4 cm, enquanto a média masculina situa-se entre 18 cm e 20 cm.

Márcio Averbeck disse que outros fatores envolvidos no desenvolvimento da incontinência urinária são as mudanças hormonais da mulher ao longo da existência, como, por exemplo, durante a gestação e no período da menopausa, quando há redução de hormônios.

“Isso pode afetar negativamente a qualidade do colágeno que compõe os ligamentos que mantêm a uretra em posição. Em função das alterações hormonais, a mulher pode ter a ruptura desses ligamentos pélvicos que mantêm a uretra em posição anatômica”, explicou.

Averbeck lamentou que no Brasil não haja a cultura de prevenção quando se trata da  incontinência urinária. “É exatamente isso que a SBU quer promover com a campanha: a conscientização da população para adotar medidas comportamentais que façam com que a chance de ocorrência da incontinência urinária seja  menor”.

Entre as medidas preventivas que podem ser adotadas pelos pacientes, o coordenador da campanha citou os exercícios  do assoalho pélvico. Sob a orientação do médico ou do fisioterapeuta, o paciente pode identificar o grupo de músculos a contrair. Isso é feito em geral três vezes por dia, contraindo os músculos durante dez segundos e relaxando por mais dez segundos, em várias sessões.

Outra finalidade da campanha é estimular as pessoas que tenham o problema a procurar ajuda de um urologista, o que não costuma ocorrer com frequência, disse o coordenador da campanha. O principal motivo que ainda hoje leva os pacientes a não procurar ajuda é o tabu, o constrangimento  e a vergonha que as pessoas têm de falar sobre o assunto, acentuou.

No caso de mulheres, em especial, pode ocorrer perda de urina durante o ato sexual. “Isso se chama  climatúria. Não é incomum que isso afete até a vida sexual. Às vezes, a pessoa deixa de fazer atividades sociais, deixa de querer ter um convívio social, de querer manter relações com seu parceiro, ou nem mesmo fala para o parceiro que tem incontinência urinária por vergonha e constrangimento”.

Outro motivo que impede o paciente de recorrer ao médico é a crença errônea  de que perder urina é algo que ocorre normalmente com a idade, ou seja, quando se fica mais velho. “Isso não é verdade. A gente não precisa obrigatoriamente ficar incontinente na terceira idade”. A terceira desculpa, segundo o médico, para não procurar ajuda,  é o desconhecimento das opções de tratamento.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário